Arquivo
Atualizado em 12/01/2016 às 10:38
Governador destaca potencial gaúcho na 43ª Couromoda em SP
O governador José Ivo Sartori visitou na manhã desta terça-feira, dia 12, em São Paulo, a 43ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda) e a São Paulo Prêt-à-Porter, sediadas na Expo Center Norte. Sartori foi recebido pelo presidente e fundador da feira de negócios, Francisco Santos, e líderes do setor. A Couromoda se posiciona como plataforma completa de moda, com desfiles, exposições e iniciativas de atualização profissional, para oferecer ao varejo informações atualizadas de mercado. Mais de 40% dos expositores são gaúchos.
Em encontro com empresários do setor coureiro-calçadista, Sartori lembrou que apesar das dificuldades, o estado sempre se destacou nacionalmente em matéria-prima, mão de obra e produtos. O governador também citou o esforço do poder público estadual em equilibrar as finanças do Rio Grande do Sul. “Estamos colocando a casa em ordem e fazendo o que precisa ser feito. Entre os principais projetos encaminhados pelo nosso governo e aprovados pela Assembleia Legislativa está a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, inédita no país. A proposta vai permitir estabelecer um horizonte para a retomada de investimentos, mediante limites para os gastos públicos”, disse o governador, ao salientar que o Estado mantém uma política de incentivo à geração de emprego e renda, por meio da atração de recursos privados e da desburocratização da máquina pública.
Sartori visitou expositores e atendeu a imprensa no Estande Coletivo do Rio Grande do Sul, que nesta edição concentra 55 empresas. O espaço, viabilizado por meio da parceria entre governo do Estado (Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais), ACI Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Sebrae/RS e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), apresenta os principais destaques de coleções desenvolvidas, com qualidade, em solo gaúcho. O faturamento total do estande coletivo na última edição da feira foi de R$ 15 milhões.
Também acompanharam a visita de Sartori à Couromoda 2016 o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, representante da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), Marco Aurélio Kirsch, o diretor-geral da Couromoda, Jeferson Santos, o diretor-superintendente, Jorge Alves de Souza, o deputado Nelson Marchesan, dirigentes de entidades do Vale e de marcas líderes.
Segundo dados da Abicalçados, o Rio Grande do Sul é o primeiro no ranking da exportação no quesito faturamento. O estado respondeu por 38% das receitas geradas com exportações de calçados em 2015. No ano passado, os gaúchos exportaram 20,47 milhões de pares por 370 milhões de dólares.
Texto: Gabriela Alcantara, de São Paulo
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações