Geral
Atualizado em 22/10/2019 às 09:25
Governador reforça mobilização em defesa de emendas para acessos asfálticos
Busca por tais recursos está dendo uma das bandeiras do presidente da Famurs Eduardo Freire
O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta segunda-feira, 21, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital, prefeitos e representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para tratar da destinação de recursos de emendas parlamentares para pavimentar acessos municipais. Segundo a Famurs, 55 cidades gaúchas ainda não têm acessos, o que soma 820 quilômetros, e outros dois trechos estão incompletos.
Ao receber o ofício assinado pela Famurs em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa, reforçando a importância social e econômica das obras, Leite reiterou o seu compromisso e de todo o governo em sensibilizar os deputados federais a respeito da demanda. “Não é uma questão do governador ou de algum partido em especial, é do Estado. Precisamos de acessos asfaltados para escoar melhor a produção, para atrair novos investimentos e para levar desenvolvimento a municípios mais distantes. Acredito que os nossos deputados, assim como já fizeram em outras áreas, como saúde e segurança, irão se sensibilizar e tomar a medida correta. Contem comigo para reforçar essa articulação”, afirmou o governador.
Leite afirmou, ainda, que se reuniu mais cedo, com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, justamente para tratar do tema e definir as estratégias do governo para a destinação de recursos. “O Orçamento 2020 prevê R$ 35 milhões, com recursos do Estado, para os acessos. É fundamental a sensibilização da Bancada Federal e também dos deputados estaduais, que neste ano terão emendas, para que entendam a urgência de fazermos os acessos, para que consigamos superar esse tema que há tantos anos nos persegue”, apontou o governador.
O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, reiterou a importância da ação conjunta dos municípios e do governo do estado para mobilizar os deputados federais gaúchos para destinação das verbas de emendas de bancada. “As emendas estão sendo decididas nesse momento e estamos correndo sério risco de não ter recursos aportados. Vários deputados não concordam em aportar recursos pois não contemplam os seus currais eleitorais e outros estão argumentando questões técnicas e legais. Essas questões técnicas e legais já foram sanadas e é completamente legal o aporte de recursos”, ponderou.
Ainda durante a tarde, estava previsto um encontro com prefeitos, secretários de estado, Frente Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico da Assembleia Legislativa e todos os parlamentares que compõem a bancada gaúcha, justamente para demonstrar a importância das ligações para o Estado.