Geral
Atualizado em 07/05/2024 às 14:29
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes
Estado criou, ainda, o canal SOS Rio Grande do Sul, um portal de informações sobre as enchentes
Para combater a circulação de informações falsas relacionadas às enchentes nas redes sociais, o governo do Estado criou uma força-tarefa de checagem e contestação de fake news. As informações são identificadas, monitoradas e apuradas por uma equipe de comunicação. Quando a checagem é concluída, os conteúdos são disponibilizados para grupos com a imprensa e nos perfis oficiais do governo nas redes sociais.
Além disso, foi estabelecido um canal direto com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados. A parceria tem como foco auxiliar no controle de publicações com dados incorretos que circulam desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul.
– Neste momento de calamidade, a desinformação pode agravar ainda mais a situação. Pedimos a todos que sejam responsáveis ao compartilhar informações e confiem apenas em fontes confiáveis. Juntos, podemos enfrentar essa crise com seriedade e solidariedade–, destaca a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
O Estado também articulou ações com a Polícia Civil e o Ministério Público para que os responsáveis pela criação de informações e de perfis falsos do governo para aplicar golpes sejam investigados e, em casos comprovados, punidos. Em breve, essa iniciativa será detalhada.
Saiba como identificar notícias falsas e evitar a desinformação:
- fique atento a manchetes sensacionalistas, linguagem alarmista e imagens chocantes;
- verifique a fonte da informação. Notícias falsas geralmente são publicadas em sites ou perfis não confiáveis, com erros de ortografia e gramática, e sem identificação clara da autoria;
- consulte outras fontes confiáveis para confirmar a veracidade da informação. Sites de notícias renomados, órgãos governamentais e instituições de pesquisa podem ser boas fontes;
- se você tem dúvida sobre a veracidade do conteúdo, não compartilhe.
O portal SOS Rio Grande do Sul
Ainda no ínicio da semana o Governo gaúcho deiponibilizou o portal SOS Rio Grande do Sul, onde podem ser encontradas as informações oficiais sobre os eventos climaticos, bem como a forma correta de fazer doações, o que doar, onde doar e como fazer a doação em dinheiro via PIX.
O portal congrega ainda informações de como atuar de maneira voluntária nos municípios afetados, orientações para não cair em golpes que estão sendo acplicados, de distintas maneiras para poder desviar as doações e, até mesmo, a prestação de contas do que foi feito com o valor arrecadado em 2023.
*Com informações Governo/RS