Geral
Publicado em 24/04/2024 às 16:52
Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas de empresas
Programa de crédito e renegociação de dívidas é voltado a pequenos negócios
O presidente Lula lançou nesta semana o programa Acredita a medida provisória que institui o Acredita, programa de crédito e renegociação de dívidas voltado a pequenos negócios. O programa é formado por quatro eixos principais, que contam com ações como a liberação de microcrédito para inscritos no CadÚnico e a criação do Desenrola Pequenos Negócios.
Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios. As ações estão em Medida Provisória, assinada pelo presidente.
O primeiro eixo do programa vai beneficiar os inscritos no Cadúnico, do governo federal: pessoas de baixa renda, principalmente mulheres passam a ter acesso a microcréditos para fortalecimento dos negócios.
O segundo eixo é inspirado no Desenrola e incentiva a negociação de dívidas de micro, pequenos e médio empresários. O presidente da Associação dos Microempreendedores Individuais e Microempresas, Rogério Galvão, avalia a iniciativa como positiva.
Também haverá uma linha de crédito com condições especiais, consideradas mais atrativas, para estabelecimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil.
O programa Acredita também vai conceder crédito para a compra de imóveis, especialmente para as famílias de classe média. O ministro da Fazenda, Fernado Haddad, mencionou o potencial de crescimento do mercado imobiliário brasileiro.
Além disso, haverá incentivos para investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis aqui no Brasil. Com isso, os investidores vão enfrentar menos riscos de mudanças no câmbio entre as moedas, com a chamada “proteção cambial”.
A Medida Provisória do Acredita foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 23 de abril. O documento tem até 120 dias para ser analisado no congresso.