Geral
Atualizado em 16/03/2020 às 13:37
Governo muda posicionamento e aulas serão suspensas no RS
A suspensão é válida por tempo indeterminado, outras definições devem ser divulgadas até quinta-feira
O governador Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira, 16, a suspensão das aulas da rede pública de ensino do Estado a partir de quinta-feira, dia 19 de março.
O governador diz que a medida será repassada também à rede particular de ensino. Na manhã desta segunda-feira, algumas escolas da Capital e instituições de Ensino Superior já informaram a suspensão de aulas.
– Estamos tomando novas providências. Não há motivo para pânico. Todas as medidas possíveis estão sendo feitas para que possamos retardar o avanço do vírus. O importante é mantermos o número de casos dentro da capacidade hospitalar. Estamos passando a essa nova etapa –, anunciou o chefe do Executivo estadual, que recomendou à rede privada que faça o mesmo.
Mais cedo a 20ª CRE havia emitido um comunicado dizendo que as aulas seriam mantidas na região.
Aulas serão mantidas na rede estadual da região
Leite comentou que, na terça e na quarta, as equipes da Secretaria da Saúde e da Educação se reunirão para passar as diretrizes às instituições. O governador suspendeu o recadastramento de servidores aposentados e pensionistas por 120 dias e anunciou suspensão das férias de funcionários das áreas da saúde e da segurança. De acordo com o Leite, servidores com mais de 60 anos, com doenças crônicas e mulheres grávidas receberão indicação para trabalhar de casa.
O chefe do Executivo gaúcho também enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a contratação emergencial de funcionários da saúde.