Esportes
Atualizado hoje às 08:20
Grêmio empata com o Cruzeiro e permanece ameaçado pelo Z-4 no Brasileirão
Martin Braithwaite abriu o placar para o tricolor, e Matheus Pereira empatou para o cabuloso
Preocupação com o rebaixamento persiste após empate do Grêmio com o Cruzeiro. Na noite desta quarta-feira, o Grêmio não teve uma boa atuação e empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Martin Braithwaite e Matheus Pereira marcaram os gols da partida em Belo Horizonte.
Com o empate, o Tricolor alcançou os 41 pontos e subiu para a 14ª colocação, abrindo três pontos de vantagem sobre o Criciúma, primeira equipe na zona de rebaixamento. No próximo domingo, às 16h, o Grêmio recebe o São Paulo na Arena.
Grêmio abre o placar, mas cede empate no Mineirão
Postado para explorar contragolpes, o Grêmio foi quem criou a primeira chance de gol. Aos 7 minutos, Aravena recebeu em velocidade pela esquerda, ajeitou para a perna direita e disparou um forte chute. O goleiro Cássio se esticou no canto esquerdo e conseguiu desviar para escanteio. O Cruzeiro respondeu rapidamente: William escapou pela direita e cruzou rasteiro para Lautaro Díaz, que se esticou de carrinho e acertou o travessão de Marchesín.
Com mais posse de bola, o Cruzeiro pressionava a área tricolor. Aos 13, após um corte errado de Reinaldo, Gabriel Veron chutou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol. No entanto, foi o Grêmio, utilizando sua estratégia de contragolpes, quem abriu o placar. Aos 18, em jogada pela direita, João Pedro recebeu e cruzou rasteiro para Braithwaite, que, com um toque de letra, fez um belo gol: 1 a 0.
O Cruzeiro aumentou o volume ofensivo e quase empatou aos 25 minutos. Em uma troca rápida de passes, a bola sobrou para Barreal, que, dentro da área, chutou com a perna direita e mandou a bola rente à trave esquerda de Marchesín. Aos 37, o Grêmio teve a chance de ampliar. Em um contragolpe, Dodi acionou Soteldo pela esquerda. O atacante entrou na área e devolveu para o volante, que chutou para fora de dentro da pequena área. O gol perdido se mostrou crucial. Aos 41, Gabriel Veron fez um belo passe por elevação para Matheus Pereira, que, de primeira, mandou a bola para o canto direito de Marchesín e deixou tudo igual: 1 a 1.
Ponto valioso na luta contra o rebaixamento
No intervalo, Renato Portaluppi fez uma alteração, trocando Cristaldo, que teve um desempenho abaixo do esperado, por Monsalve. Porém, o Cruzeiro seguiu pressionando, mantendo o controle da partida e rondando a área gremista. Aos 15 minutos, William recebeu na ponta direita, cruzou para a área, e Lautaro Díaz desviou de cabeça para fora.
Sem ver a equipe reagir, o técnico tricolor fez novas mudanças. Pavón e Edenilson entraram nos lugares de Soteldo e Aravena, respectivamente. As substituições surtiram efeito imediato. Em um intervalo de apenas um minuto, o Grêmio teve duas boas chances, com finalizações de Pavón e Braithwaite. Aos 29, Pavón evitou a saída de bola e cruzou para Edenilson, que disputou com a zaga, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Nos minutos finais, o Cruzeiro pressionou, mas não conseguiu criar oportunidades claras de gol, com Marchesín não sendo obrigado a realizar nenhuma intervenção. O empate, portanto, foi considerado um ponto importante para o Grêmio na luta contra o rebaixamento.