Esportes
Publicado hoje às 08:11
Grêmio não repetiu o time em todo o Brasileirão
Renato deve manter diante do Palmeiras o mesmo processo de praticamente toda a temporada
Repetir a escalação não tem sido uma tônica de Renato Portaluppi no Grêmio em 2024. Por lesões, suspensões ou simplesmente estratégia, o técnico repetiu o time apenas em dois jogos, dos 61 disputados nesta temporada até o momento. Nenhuma das vezes foi no Brasileirão.
No empate diante do Fluminense por 2 a 2, no Rio de Janeiro, Renato optou por uma formatação com maior poder de marcação no meio-campo. Com isso, Edenilson foi colocado no lugar de Monsalve, organizando um tripé de volantes na última sexta-feira. Após o confronto, o treinador elogiou a atuação do time: “Eu tenho mudado os esquemas dependendo do adversário, do local do jogo, isso já tinha comunicado o grupo. Eu tenho que treinar o meu time, arrumei um novo sistema de jogar. O Grêmio não foi perfeito, mas esteve bem, até porque nós enfrentamos uma grande equipe, é difícil jogar contra o Fluminense, principalmente no Maracanã”.
Assim como já tinha externado após vencer o Atlético-GO, Renato Portaluppi reforçou que, nesta época do ano, pouco importa o desempenho e, sim, o resultado. Por isso, a montagem da equipe para as partidas vai depender do adversário. “O mais importante é que eu não me acomodo a um esquema. Temos mais tempo de treino e posso testar outros esquemas. Dependendo do adversário, escolho o esquema. Tenho reinventado o Grêmio em alguns esquemas diferentes e tenho gostado. Alguns erros nossos é porque não temos três semanas para ficar testando. Já tinha falado para o grupo que dependendo do que precisar, vou mudar a equipe. É para o bem de todos, para buscar os pontos necessários e ver onde podemos chegar no campeonato”, explicou.
A única vez que o comandante gremista repetiu o time de um jogo para o outro aconteceu ainda em março, no Campeonato Gaúcho. Na oportunidade, o Tricolor encarou o Brasil de Pelotas, pelas quartas de final, e o Caxias, no confronto de ida das semifinais. A escalação teve Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa.
Pensando na próxima partida, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, Renato Portaluppi pode voltar a escalar um meia-armador e, consequentemente, não repetir a mesma equipe. Monsalve e Cristaldo, que iniciaram no banco de reservas e foram a campo no segundo tempo diante dos cariocas, disputam uma vaga no meio-campo. Os treinamentos da semana vão encaminhar o time que o treinador vai escolher para colocar em campo em São Paulo, na sexta.
O fato é que, mais do que nunca, o objetivo é pontuar para atingir o quanto antes a pontuação que livra o clube de qualquer chance de rebaixamento.
*Com informações do Correio do Povo