Esportes
Publicado em 09/04/2024 às 16:30
Grêmio recebe Huachipato em noite especial para Renato Portaluppi
Treinador vai completar 500 jogos à frente do Tricolor na casamata
Após se tornar o treinador mais vencedor da história do Grêmio, com dez títulos, Renato Portaluppi vai atingir mais uma importante marca nesta terça-feira, na Arena. Na partida contra o Huachipato (CHI), às 19h, válida pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores, o maior ídolo do clube completará 500 partidas como técnico do Tricolor.
Para chegar a esse número tão expressivo, Renato soma quatro passagens pelo Grêmio na casamata. Tudo começou em 2010, quando foi contratado para livrar o Tricolor na zona de rebaixamento do Brasileirão e, de quebra, conseguiu classificação para a Libertadores 2011. No ano seguinte, porém, após perder o Campeonato Gaúcho e ser eliminado nas oitavas da Libertadores, ele pediu demissão e deixou o clube de forma emocionada. Dois anos depois, retornou e conduziu o Grêmio ao vice-campeonato brasileiro.
A oportunidade mais duradoura e vitoriosa começou em 2016, quando substituiu um outro ídolo do clube, Roger Machado. Com quatro anos e sete meses, Renato ficou marcado por comandar o Tricolor na conquista da Copa do Brasil de 2016, que encerrou o jejum de títulos importantes que o clube enfrentava. O treinador ajudou a conquistar outros seis títulos: uma Libertadores (2017), uma Recopa Sul-Americana (2018), três Campeonatos Gaúchos (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019). Em abril de 2021, após a queda na pré-Libertadores para o Del Valle (EQU), ele foi demitido do cargo.
Um ano e cinco meses depois, Renato voltou e, como em 2016, assumiu o posto deixado por Roger Machado. Em 2022, ajudou o Grêmio a retornar para a Série A do Brasileirão. Nos dois anos seguintes, foi campeão gaúcho, além de conquistar a Recopa Gaúcha em 2023.
Para o duelo desta noite, o comandante tricolor deverá fazer apenas uma mudança em relação ao jogo do heptacampeonato gaúcho. Agustín Marchesín pode assumir a vaga de Caíque no gol. No mais, a equipe deverá ser a mesma, com destaque para Diego Costa, que soma seis gols em seis partidas pelo clube.
O Grêmio busca a primeira vitória na Libertadores 2024, após estrear com derrota para o The Strongest (BOL) por 2 a 0, em La Paz, na semana passada. Neste momento, ocupa a última colocação no Grupo C, já que o adversário chileno empatou com o Estudiantes (ARG) por 1 a 1, em casa, na primeira rodada.
Até segunda-feira, cerca de 14 mil ingressos já foram vendidos. A expectativa é de 39 mil pessoas.
Grêmio
Marchesín (Caíque); João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Pavon, Gustavo Nunes e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
Huachipato
Martín Parra; Felipe Loyola, Gazzolo, Imanol González (Malanca) e Leandro Díaz; Jimmy Martínez, Santiago Silva, Gonzalo Montes; Maxi Rodríguez, Maxi Gutiérrez e Cris Martínez. Técnico: Javier Sanguinetti.
*Com informações do Correio do Povo