Esportes
Publicado em 11/11/2024 às 08:41
Grêmio tem aproveitamento de Z-4 após retorno à Arena
Tricolor disputou 11 jogos e conquistou apenas três vitórias desde o início de setembro
Nem mesmo o retorno à Arena, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, foi suficiente para o Grêmio embalar e deixar a parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro. Pelo contrário, desde que voltou a atuar em sua casa, no dia 1° de setembro, o Tricolor tem campanha de clube rebaixado.
Nesse período de quase dois meses e meio, os comandados de Renato Portaluppi disputaram 11 partidas, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de apenas 36% − o mesmo do Bragantino, o time que abre o Z-4.
Desse total, foram cinco jogos na Arena: três vitórias (3 a 2 no Flamengo e 3 a 1 no Fortaleza e no Atlético-GO) e duas derrotas (3 a 2 para o Atlético-MG e 2 a 1 para o Criciúma), com aproveitamento de 60%. Já fora de casa, foram seis partidas: três empates (2 a 2 com Bragantino e Fluminense e 0 a 0 com o Botafogo) e três derrotas (2 a 1 para o Atlético-MG, 1 a 0 para o Inter e para o Palmeiras), com aproveitamento de apenas 16,6%.
Com a derrota para o Palmeiras na última sexta-feira, combinada a resultados paralelos, o Grêmio viu a distância para a zona de rebaixamento cair de cinco para três pontos. Com isso, o próximo jogo, após a data Fifa, contra o Juventude, ganhou uma importância ainda maior. Já que, neste momento, o Tricolor tem apenas dois pontos à frente do Papo (39 contra 37). “Não deu certo o nosso esquema hoje (contra o Palmeiras). Agora temos o Juventude na Arena e vamos mudar nossa maneira de jogar. Em casa, na frente da nossa torcida, precisamos colocar uma equipe mais ofensiva”, projetou o treinador gremista.
O elenco tricolor se reapresenta na tarde de amanhã, no CT Presidente Luiz Carvalho, para iniciar a sua preparação para o confronto do dia 20 de novembro, às 19h, na Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão. Renato será forçado a mudar a zaga, já que não poderá contar com Jemerson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Recuperado de lesão muscular, Gustavo Martins deverá ser o substituto.
* Com informações do Correio do Povo