Geral
Atualizado em 22/11/2019 às 20:03
GREVE: 45 escolas da região estão com as atividades suspensas
Das regiões de atuação do Grupo Chiru: Médio Alto Uruguai, Celeiro e Rio da Várzea, 23 escolas estão funcionando parcialmente
A greve dos professores da rede estadual de ensino, começou em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feir, dia 18. O protesto liderado pelo Cpers está o pacote de reforma de carreiras do serviço público estadual, que implicam no plano de carreira, fim dos adicionais por tempo de serviço e corte da incorporação de gratificações na aposentadoria.
Segundo o Coordenador da 20º Coordenadoria de Educação, Marcos Hivan Petter Machado, a 20ª CRE acompanha o movimento na região. “Não temos ainda um cálculo exato de quantas escolas irão aderir à paralisação”.
Em levantamento realizado pelo Grupo Chiru, das 64 escolas de abrangência do 26° Núcleo do Cpers que abrange 17 municípios da região do Médio Alto Uruguai, 10 escolas estão totalmente paradas, 13 estão funcionando parcialmente e 41 ainda estão em reunião.
Do 40° Núcleo do Cpers que representa a região Rio da Várzea, das 42 escolas, 31 estão paradas, segundo o diretor do núcleo, Joel da Silva Oliveira, os números específicos só serão fechados amanhã, pois muitas escolas estão em reuniões de definição e o núcleo ainda não tem os números exatos.
Já do 27° Núcleo que atende 18 municípios da Região Celeiro, das 72 escolas, quatro estão com suas atividades paralisadas, 10 estão funcionando de maneira parcial e 58 estão definindo se irão aderir a paralisação.
Em Frederico Westphalen, por exemplo, as escolas Sepé Tiaraju, Cardeal Roncalli, Ciep estão totalmente paralisadas, as escolas Nossa Senhora Fátima, Waldemar Sampaio Barros e Santo Inácio estão funcionando de forma parcial e as escolas Edgar Marques de Mattos e Afonso Pena estão em reunião para definir se irão aderir à greve. Iraí, é outro município da região com alto índice de adesão, de acordo com Cpers todas as escolas do município estão paralisadas.
Uma assembleia está prevista para acontecer na sede do 26° núcleo nesta quarta-feira, 20 de novembro, a partir das 13h30.