Geral
Atualizado em 31/10/2019 às 15:59
Grupo Mulheres na Engenharia é lançado oficialmente pela URI
Grupo surgiu de uma necessidade interna da instituição e agora pretende atuar mais fortemente também na comunidade
Com a presença de uma das engenheiras mulheres de maior renome no Brasil, Margaret Groff, a URI apresentou à comunidade na noite desta quarta-feira, 30, o Grupo Mulheres na Engenharia.
De acordo com a diretora acadêmica, Elisabete Cerutti, a coordenadora do projeto, professora Adrieli Ruviaro, egressa da universidade, está rompendo barreiras e fazendo história. “Há 50 anos, um grupo de pessoas foi tão destemido quanto e graças a eles hoje somos URI. Parabéns a todas vocês que aceitaram fazer parte desse grupo e que ele não sirva para que vocês façam distinção aos homens, mas para somarem-se porque para construirmos uma sociedade melhor precisamos de todos”, disse.
Com a iniciativa, as alunas poderão experimentar a experiência de estarem em cargos de liderança já na universidade, aproximando o ensino do mercado de trabalho, além de desenvolveram projetos reais que serão aplicadas pelas empresas parceiras do grupo. Atualmente, mais de 30 alunos participam das ações, que pretende atuar de forma mais ativa a partir de agora. “Muitas estudantes nos questionavam se mulher poderia fazer engenharia, e sim, pode. Diante disso propomos a formação desse grupo e deu muito certo”, disse Adrieli.
Margaret, que é ex-Diretora Financeira Executiva da Itaipu Binacional, que atualmente é Conselheira de diversas entidades do terceiro setor na área da diversidade, inovação e gestão, falou sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira e na faculdade, como de praxe com a maioria de homens, o que não a impediu de atingir o reconhecimento na profissão. (Veja a entrevista completa abaixo)
Na solenidade, as participantes do grupo receberam também um certificado de fundadoras do Grupo Mulheres na Engenharia. A noite também teve um bate-papo bem legal com mulheres lideres na região.
Vídeo