Geral
Atualizado em 26/04/2020 às 22:26
HDP emite nota de esclarecimento sobre ocupação de leitos da UTI
Questionamentos da população leva a instituição a explicar o sistema que funciona há anos no RS
O Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen emitiu, na noite deste domingo, 26, uma nota de esclarecimento com a intenção de explicar o funcionamento do sistema estadual de gerenciamento de leitos.
O sistema já funciona há anos e de acordo com a coordenadora regional de saúde da 19ª CRS, Marly Vendrusculo, as pessoas precisam entender o quanto é importante a acolhida dos pacientes vindos dos municípios para os quais o HDP é referência. "Além disso, nesse momento de pandemia, todos os hospitais, porta aberta para o Sistema Único de Saúde (SUS), tem obrigação de receber os pacientes", reforçou.
No documento divulgado pelo hospital, a casa de saúde salienta, ainda, que há menos de um ano temos Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade, e que, até então, os pacientes de Frederico Westphalen dependiam do Sistema e das vagas de outras cidades para conseguir um leito de internação.
Nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO Hospital Divina Providência
O Hospital Divina Providência vem, por meio deste comunicado oficial, esclarecer à população Frederiquense o processo de ocupação dos oito leitos da Unidade de Tratamento Intensivo - Adulto, UTI, via Sistema Único de Saúde – SUS.
A UTI Adulto do HDP tem oitos leitos SUS contratualizados e credenciados ao GERINT, Sistema de Gerenciamento de Internações do Rio Grande do Sul, que monitora leitos e internações, com o objetivo de qualificar a busca por vagas nas instituições de saúde. O sistema torna ágil o fluxo de pacientes, permitindo uma avaliação qualificada sobre a disponibilidade de leitos de UTI no Estado. A partir desse monitoramento, os pacientes que necessitam de atendimentos na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto, UTI, são encaminhados aos Hospitais que possuem disponibilidade e capacidade técnica para atendê-los. Foi através do Gerint que o HDP recebeu a paciente de Trindade do Sul, que neste domingo, 26 de abril, testou positivo para COVID -19.
O HDP ressalta a importância do GERINT para a área da saúde, especialmente por salvar vidas. Este mesmo sistema tornou possível que muitos pacientes de Frederico Westphalen e região, durante muitos anos, fossem atendidos e recebidos nas UTI’s de outras casas de saúde, quando a UTI Adulto do Hospital Divina Providência ainda não estava em funcionamento.
Pedimos a todos que fiquem atentos aos comunicados oficiais do HDP, que com ética e transparência trazem – sempre que necessário – esclarecimentos sobre as situações e acontecimentos que dizem respeito à instituição.
Agradecemos a compreensão de todos.
Direção Hospital Divina Providência.
Frederico Westphalen, 26 de Abril de 2020