Saúde
Publicado em 23/10/2024 às 11:14
HDP realiza primeiras cirurgias de cálculos urinários com tecnologia laser
No último sábado, duas pessoas realizaram os procedimentos e em 24 horas deram alta médica
No último sábado, 19 de outubro, foram realizadas com sucesso as primeiras cirurgias para tratamento de cálculos renais através da tecnologia com laser no Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen.
Os procedimentos foram realizado pelos medicos urologistas Renato Felkl e Talvã Grando , juntamente com o anestesiologista Clóvis Nedel.
Nos dois procedimentos foi utilizado um equipamento endoscópico de 2,7 mm de diâmetro, inserido através da uretra, percorrendo o ureter até chegar no interior do rim , onde os cálculos foram localizados através de imagem digital e pulverizados em partículas menores com menos de 1mm cada, que são aspiradas durante o procedimento e também expelidas naturalmente pela urina no decorrer dos dias.
De acordo com os médicos, o uso do laser no tratamento do cálculo renal reduz os riscos envolvidos, quando comparados com outras cirurgias, e aumenta as taxas de sucesso na solução do problema. Sem contar que há a diminuição do tempo de internação e possibilita uma reabilitação mais rápida para o paciente.
Após os procedimentos, os pacientes permaneceram apenas 24 horas no hospital para acompanhamento e após são liberados, pois não é preciso intervenção cirúrgica com incisão.
O equipamento utilizado um MEDILAS SOLVO H 35 , é um moderno gerador de laser fabricado pela tradicional empresa alemã DORNIER que permite a fragmentação de todos os tipos de cálculos urinários, sejam localizados nos rins , ureteres ou bexiga.
Como trata-se de uma tecnologia dispendiosa, que requer insumos descartáveis, os procedimentos são disponibilizados através de convênios CIMAU, IPE, UNIMED ou particular, não sendo possível no momento a realização pelo Sistema Unico de Saúde (SUS).