Segurança
Publicado em 17/03/2020 às 17:18
Homens pescavam com rede de uso proibido no Rio Uruguai
Flagrante ocorreu durante ação de fiscalização da Patram
Nesta segunda-feira, 16, a Polícia Ambiental realizou operação contra a pesca predatória no Rio Uruguai, município de Irai, entre a Saffira e Prainha. Três homens foram flagrados pescando com redes de malha 100mm.
No local foi constatado que os mesmos armaram as redes no rio de forma a atravessar o canal do curso hídrico, não possibilitando aos peixes seguirem o único percurso possível devido a baixa das águas. Foram apreendidos no flagrante 260 m de redes de malha 100 mm com 38 peixes cascudo presos a ela. Os animais foram devolvidos para o rio.
Os homens não possuem carteira de pescador profissional e responderão pelo crime de pesca predatória, previsto na Lei dos Crimes Ambientais, 9.605/98, Art 34, podendo ser agravado já que estamos em período de estiagem.
Ainda, durante a operação contra a pesca predatória a guarnição apreendeu mais 1.300 m de redes de diversas malhas, as quais não estavam identificadas. Não foi possível identificar os responsáveis pelo material. Também foi realizada a soltura de mais 49 peixes da espécie Cascudo e Suruvi bocudo, que estavam presos nos petrechos sem identificação.
A Patram informa, que a pesca com redes só é permitida para pescadores profissionais e com malha mínima de 120mm, seguindo todas as demais regras. O grupamento salienta que o Rio Uruguai está com o nível de água muito baixo, que é preciso ter consciência de sua importância bem como de sua fauna, que devemos preservar, respeitar, nos sensibilizar com a situação.
Denúncias podem ser feitas através do telefone (55) 3744 6919.