Geral
Atualizado hoje às 11:39
Homologada a cédula de votação do Codemau para a Consulta Popular 2024/2025
A votação popular acontece de 2 a 6 de dezembro de forma on-line
A cédula de votação da Consulta Popular 2024, orçamento 2025 da região do Corede Médio Alto Uruguai (Codemau), foi homologada pelo Governo do Rio Grande do Sul. Seis demandas estarão na cédula de votação, onde o eleitor poderá escolher uma delas. A votação acontece de 2 a 6 de dezembro pelo site consultapopular.rs.gov.br.
As demandas presente na cédula foram construídas pela comunidade regional em assembleia geral ampliada realizada no auditório da URI Campus de Frederico Westphalen, todas as propostas haviam sido previamente cadastradas no site do governo. “Em sua grande maioria as demandas são oriundas do plano estratégico de desenvolvimento da região do Codemau”, comenta a presidente do conselho, Marcia Faccin.
Marcia salienta ainda que é importante a participação de toda a comunidade regional, em mais uma votação da Consulta Popular, e que esta já trouxe muitos recursos financeiros para ações realizadas em todos os 22 municípios do Corede. “Neste ano, novamente, o Governo do Estado, está destinando um plus de 5 milhões para os conselhos regionais com a maior votação e vamos nos esforçar para estar entre os mais votados o que garante um bom valor a mais para trabalharmos”, disse.
A votação é rápida, simples e prática, basta acessar o site, consultapopular.rs.gov.br digitar o título de eleitor que na sequência aparecerá a cédula de votação da região onde a pessoa possui domicílio eleitoral, aí basta escolher uma das propostas e finalizar a votação.
Na região do Codemau, as três demandas com maior votação é que receberão recursos - 50% do valor destinado ao Codemau vai para a demanda mais votada, 30% para a segunda e 20% para a terceira mais votada.
Demandas que compões a cédula do Codemau
1 - Fortalecimento das Cadeias Produtivas (inovação, produção, industrialização, agroindustrialização e comercialização.)
2 - Fortalecimento do Turismo Regional.
3 - Caracterização do leite na região e gerenciamento dos dados do rebanho leiteiro através do desenvolvimento de um aplicativo.
4 - Dinamização, modernização e inovação para as empresas instaladas e incentivos a instalação de novos empreendimentos.
5 - Projeto de capacitação e qualificação continuada.
6 - Projeto de conservação de solos e água na zona rural.
*Com informações Codemau