Arquivo
Atualizado em 26/01/2016 às 15:09
Hospital Sanatório Partenon completa 65 anos nesta quarta-feira
O Hospital Sanatório Partenon (HSP) completa 65 anos nesta quarta-feira, dia 27. Inaugurado em 1951, durante a Campanha Nacional contra a Tuberculose, o Sanatório Partenon, como é mais conhecido, tem vários serviços além da atenção a portadores da doença pulmonar. O local conta com atendimento ambulatorial de tuberculose e micobacterioses não tuberculosas, Centro de Testagem e Aconselhamento em DST-AIDS, Serviço de Atenção Terapêutica e Hospital Dia para usuários vivendo com HIV-AIDS, Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais e Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis.
Além das atividades assistenciais, o HSP atua como campo de estágio conveniado a diversas instituições de ensino. Inúmeras pesquisas operacionais são desenvolvidas no Sanatório Partenon, destacando-se entre elas as que abordam tuberculose, DST-AIDS e hepatites.
No que diz respeito à internação, o Hospital Sanatório Partenon é retaguarda para o Programa Estadual de Controle de Tuberculose e dispõe de 60 leitos. A maioria dos pacientes são internados pormotivos psicossociais que os impedem de realizar o tratamento em casa. Devido a isso, desde o final de 2012, o HSP está desenvolvendo o Plano Terapêutico Institucional (PTI) com o objetivo de melhorar o indicador de evasão hospitalar. Neste sentido, está sendo construído um modelo de atendimento baseado em saúde mental, com ênfase a abordagem ao usuário de cigarro, álcool e outras substâncias psicoativas. Com a implantação ainda parcial do PTI no ano passado, a taxa de evasão contra iniciativa médica já está abaixo de 50%. Ascom/SES
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações