Geral
Atualizado em 04/11/2024 às 15:21
Hospital Santa Terezinha reabre sala de parto e focará atendimentos na realização de cesáreas
Dois nascimentos foram registrados na casa de saúde desde a reabertura.
Cerca de cinco anos depois de ter fechado a ala obstétrica, o Hospital Santa Terezinha (HST), de Palmitinho, voltou a realizar partos. A reabertura dos serviços aconteceu nas últimas semanas e foi tema de entrevista concedida ao Grupo Chiru pela Diretora Técnica do HST e médica ginecologista e obstetra, Scheila da Silva, na manhã desta segunda-feira (4).
Dois nascimentos foram registrados após a reabertura da ala. Os dois novos bebês palmitinhenses nasceram no mesmo dia, um de parto normal, e outro de cesariana.
Para que os serviços sejam feitos com o máximo de segurança, o HST deve focar os atendimentos na realização de cesáreas, procedimentos que podem ser agendados. Assim, o hospital consegue garantir que o anestesista sempre esteja à disposição das gestantes. Os partos normais via SUS seguirão sendo encaminhados para o Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela.
Nas redes sociais, Scheila celebrou a reabertura da sala de parto, publicando uma foto de um dos nascimentos registrados no HST. A sala de parto esteve fechada nos últimos anos por orientação da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo Scheila, para que a ala de obstetrícia pudesse funcionar da maneira como operava, seria necessária uma equipe maior, cuja manutenção demandava de recursos e estruturas que o HST não dispunha. O modelo atual de funcionamento contempla as demandas da SES.
Confira a entrevista com a Diretora Técnica do HST e médica ginecologista e obstetra, Scheila da Silva, abaixo.