Geral
Atualizado em 28/08/2019 às 11:40
HSA agora é porta de entrada para urgências e emergências em oftalmologia
Até então, este serviço só era ofertado em Porto Alegre
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve no Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, nesta terça-feira, 27, para dar pelo menos duas boas notícias à comunidade do Norte do Estado. A primeira delas é um termo aditivo no contrato com a entidade, no valor de R$ 40 mil mensais, para porta de entrada de urgência e emergência oftalmológica no hospital. A segunda é um termo de cessão de uso de um veículo para ser utilizado no apoio às ações da rede de cuidados à pessoa com deficiência.
– Tenho certeza de que aqui se faz saúde com qualidade para o cidadão –, afirmou a secretária durante visita que fez ao hospital. Arita foi recepcionada por cerca de 50 médicos, funcionários e pela presidente Mirna Braucks.
Mirna aproveitou a oportunidade para agradecer à secretária e ao governador Eduardo Leite por colocar em dia os valores atrasados para os hospitais e também os pagamentos deste exercício. “Os médicos estão recebendo em dia. Aqui todo mundo faz SUS unido. É um lugar em que o SUS deu certo”, afirmou Mirna.
Centro de oftalmologia
O Centro de Oftalmologia do Santo Antônio realiza por mês em média 1.100 consultas e 80 cirurgias oftalmológicas (catarata, retina, pterígio). Também é referência em urgência e emergência oftalmológica para a 19ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde desde o ano de 2009. Fora a Capital, Tenente Portela é o único município no Estado com porta de entrada de urgência e emergência oftalmológica.
– Na prática a gente já era essa referência para além das regiões porque nunca deixamos de atender, porém não vinha recurso. Agora seremos, de fato, referência para poder atender todo o Estado do Rio Grande do Sul. Será uma ajuda crucial principalmente para os mais carentes. Você sabe o quanto amo o atender meus pacientes do SUS. Saber agora que poderemos tomar conta de todos sem distinção de município é uma vitória e tanto– comentou o médico oftalmologista Heron Gomes Correa.
O médico considera o desafio ainda maior mas comenta que toda a equipe de oftalmologistas composta também pelos médicos Christian Pretto, Patrícia Mesquim e Cátia Del Foro tem competencia, compromisso e vão se dedicar ao máximo para cumprir a nova missão.
Para o serviço serão acrescidos no contrato do HSA o valor de R$ 40 mil mensais.
Veículo para o CER
Também nesta terça foi assinado o termo de cessão de um veículo adaptado para o transporte de cadeirantes, que servirá como apoio para a rede de cuidado da pessoa com deficiência. O veículo foi adquirido pelo Ministério da Saúde e será usado prioritariamente para uso do Centro de Reabilitação Física Regional (CER) do hospital, que presta assistência em reabilitação à pessoa portadora de deficiência física.