Geral
Atualizado em 12/12/2019 às 15:57
Inauguração do Laticínios Cotrifred marca abertura da 1ª Feira em Campo
Evento segue até o próximo sábado, 14 de dezembro, na área experimental da cooperativa
A Cotrifred inaugurou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Laticínios da Cotrifred, o mais novo empreendimento da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen que está inserida em oito municípios da região e possui uma história de 62 anos.
A inauguração marcou a abertura da 1ª Feira em Campo – Agronegócio em Foco, que é promovida pela Cotrifred e terá programação até o sábado, 14 de dezembro. As atividades ocorrem na área experimental da cooperativa localizada às margens da ERS-150, em Frederico Westphalen, na saída para Caiçara há cerca de 500 metros do Laticínio.
O presidente Elio Pacheco aproveitou o momento da inauguração que reuniu autoridades e associados de toda a região para reforçar o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento das regiões onde atuam e para salientar que a cooperativa tem como foco principal o atendimento as necessidades do associado.
– A nossa indústria é um sonho antigo que se torna realidade. Começou ainda na gestão do seu Zanella e continuidade na gestão do Leo Otonelli e coube a nós trazer para os nossos associados esse investimento. Vivemos em uma região de pequenas propriedades, mas com grande vocação para a produção leiteira, uma das maiores produtoras do Estado, são 250 mil litros dia e o produtor criou uma expectativa muito positiva diante do nosso empreendimento e não temos dúvida que vamos suprir essas expectativas, trabalhando para que eles tenham rentabilidade. A atividade do leite ao longo dos anos vem sofrendo e em 2019 não foi diferente, mas almejamos trazer maior segurança para esse negócio e quem sabe através dessas nossas iniciativas possamos trazer segurança e solidez ao negócio – salientou Pacheco em seu discurso.
Pacheco salientou ainda que a Feira em campo foi pensada para que os produtores pudessem, também, aproveitar esse momento que é de novidades no agro para buscar informação e aprofundar conhecimentos.
LATICÍNIOS COTRIFRED
Localizado na Linha Manfio, às margens da ERS-150, em Frederico Westphalen, na saída para Caiçara, o Laticínios Cotrifred vai gerar 60 empregos diretos e processar, inicialmente, 100 mil litros de leite ao dia.
A estrutura possui quatro mil metros quadrados de área e conta com os mais modernos equipamentos para a industrialização do leite. A planta vai produzir quatro tipos de queijos - muçarela, prato, colonial e ricota -, além de nata e soro refrigerado, utilizado para a produção de alimentos como biscoitos, massas, e também na alimentação animal.
De acordo com Pacheco, a capacidade inicial será de 100 mil litros dias, trabalhando um turno e pode triplicar a produção em alguns produtos. São 12 hectares, ou seja, 120 mil metros quadrados, com uma capacidade de expansão muito grande. “Temos na região, de acordo com dados da Emater, 1.956 produtores de leite, destes 1.200 são associados Cotrifred. Temos realmente um potencial muito grande para tornar-se uma das grandes industrias da região, gerando ainda mais emprego, renda e possibilitando que os filhos dos nossos associados permaneçam nas propriedades”, disse o presidente da cooperativa.
A Cotrifred trabalha há mais de dois anos neste projeto, que recebeu investimentos de R$ 17 milhões.
Um dos grandes diferenciais do Laticínios Cotriffred é que o valor dos impostos será dividido pelos oito municípios de abrangência da cooperativa - Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Vista Alegre, Pinheirinho do Vale, Vicente Dutra, Caiçara e Taquaruçu do Sul -, voltando para ser investido na origem.