Geral
Atualizado em 31/01/2019 às 16:46
Indígenas encerram bloqueio em Iraí
Manifestações ocorrem na BR-386 e na BR-285
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o bloqueio, realizado por indígenas, no quilômetro 1 da BR-386, em Iraí, foi encerrado por volta das 16 horas desta quinta-feira, 31 de janeiro.
Outra manifestação de indígenas foi registrada no quilômetro 257 da BR-285, em Água Santa.
O bloqueio ocorria parcialmente, já que o trânsito era liberado aproximadamente a cada 20 minutos.
Em entrevista à equipe de reportagem do Grupo Chiru Comunicações, o representante do Conselho Nacional de Política Indígena pelo Rio Grande do Sul, Douglas Jacinto da Rosa, destacou que o bloqueio em Iraí acompanha uma mobilização nacional, que ocorre em pelo menos 40 pontos espalhados pelo país.
Os indígenas protestam contra as medidas adotadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro com relação à política indígena, como as mudanças nas atribuições da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Bolsonaro deslocou para o Ministério da Agricultura, a prerrogativa de delimitar terras indígenas e de quilombolas, e de conceder licenciamento para empreendimentos que possam atingir esses povos. Além disso, a Funai passou a integrar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela pastora Damares Alves.
Os indígenas reivindicam que a Funai volte a ser vinculada ao Ministério da Justiça e querem ser recebidos em Brasília pelos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e da Família, Cidadania e Direitos Humanos, Damares Alves e pelo presidente da Funai e disseram que o protesto só será encerrado quando for atendida a reivindicação.
SAIBA MAIS