Geral
Atualizado em 02/05/2024 às 09:38
Inmet divulga novo alerta vermelho e chama atenção para o risco no norte do RS
O volume total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24 horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta vermelho, nesta quinta-feira, 2 de maio, que abrange quase todo o Estado, chegando também na metade norte do Rio Grande do Sul. Segundo o aviso, a chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
De acordo com o alerta, as áreas afetadas serão: Serrana, Vale do Itajaí, Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense
O novo alerta abrange 598 municípios gaúchos e catarinenses .Em alguns municípios, já choveu o dobro do esperado para todo o mês de abril/maio. Entre a manhã de segunda-feira, 29 de abril, e quarta-feira, choveu 347 milímetros em Santa Maria, na Região Central, enquanto a média climatológica para o mês de abril na cidade é de 151,1 milímetros. O volume de chuva dos últimos dois dias em Porto Alegre foi de 175,6 milímetros, valor que também ultrapassou a média do mês, que é de 114,4 milímetros para abril.
A cor vermelha, para o Inmet, sinaliza grande perigo. Na nova publicação, o órgão destacou que há risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. Esse já é o cenário em dezenas de municípios gaúchos desde a última segunda-feira, quando os temporais começaram a atingir o Estado. De acordo com o último boletim da Defesa Civíl já são 134 cidades impactadas, 13 mortos, 21 desaparecidos, 3.079 pessoas em abrigos, 5.257 desalojados, 44.640 pessoas afetadas e 12 feridos.
O órgão aconselha que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, fique atento para alterações nas encostas, permaneça em local abrigado e, em caso de enchente, se possível, proteja os pertences da água.