Geral
Atualizado em 14/05/2024 às 14:56
Inscrições abertas para artesões participarem da Expotchê
A 31ª edição do evento deve ocorrer de 07 a 16 de junho de 2024 em Brasília
Como medida de mitigação dos danos causados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul, no que diz respeito à comercialização de artesanato, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), em parceira com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), abre inscrições para entidades representativas, grupos informais e artesãos individuais interessados em participar da 31ª Expotchê, que acontecerá de 07 a 16 de junho, em Brasília/DF.
As inscrições para a 31ª Expotchê estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 17 de maio. Por meio de formulário digital, disponibilizado pela FGTAS.
De acordo com a coordenadora do PGA, Luciana Pêss, serão disponibilizadas 15 vagas para os artesãos gaúchos, com Carteira Estadual e Nacional de Artesão(ã) emitida pela FGTAS, preferencialmente representantes de entidades representativas ou grupos informais. "A gente tá fazendo todo o possível para não deixar essa oportunidade que surgiu justamente para mitigar as perdas econômicas dos artesões com as chuvas que assolam o Rio Grande do Sul", destacou.
A coordenadora orientou ainda que os artesões se reúnam em grupos para mais gente poder participar. "São 15 vagas para uma área de 126 metros quadrados, para que mais artesões sejam beneficiados a gente gostaria muito que os artesões se organizassem em grupos de no mínimo três artesões, assim essa pessoa viaja e vende os produtos de todos isso possibilita mais gente participando e diminui os custos com alimentação que essa pessoa vai ter", disse.
As passagens aéreas para artesãos e peças artesanais, bem como a hospedagem dos 15 artesãos em Brasília serão custeadas pelo Ministério.
Os aeroportos de partida e retorno serão definidos de acordo com as condições climáticas, tendo em vista o cenário de calamidade pública, e o local de moradia dos artesãos selecionados.