Geral
Publicado em 12/09/2019 às 15:40
Inscrições para a 3ª Turma do PRONERA encerram na próxima semana
Processo seletivo será realizado na quarta-feira, 18 de setembro
Encerram na próxima segunda-feira, 16 de setembro, as inscrições para o Curso de Tecnologia em Agropecuária da URI – campus Frederico Westphalen, oferecido através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).
O processo seletivo será realizado na quarta-feira, 18 de setembro, das 13 horas às 17 horas, e as matrículas poderão ser efetivas em 26 e 27 de setembro.
Esta será a terceira Turma do PRONERA e possibilitará que mais de 40 agricultores beneficiários do Crédito Fundiário possam cursar o Ensino Superior, construir projetos e viabilizar unidades de produção. Isto promove o desenvolvimento regional e influencia diretamente na dinâmica da agricultura praticada nos municípios de territórios rurais, como é o caso do Médio Alto Uruguai.
Segundo o coordenador do Curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Gelson Pelegrini, esta parceira da URI com o INCRA viabilizada pelo PRONERA permitiu que dezenas de famílias de agricultores pudessem melhorar a sua condição de vida, possibilitando acesso ao conhecimento o que aumentou suas habilidades e possibilidades de reprodução social.
PRONERA
O PRONERA foi criado em 1998, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. O objetivo do programa é garantir o acesso à escolarização para jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária que, até então, não haviam garantido o direito de se alfabetizar, tampouco o direito de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.
Em 2010, foram incluídos os Beneficiários do Crédito Fundiário como público-alvo do PRONERA. Já em 2014, teve início a primeira experiência do Brasil do PRONERA com beneficiários do Crédito Fundiário através do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, fruto do convênio do INCRA com a universidade. Os trabalhos com a segunda turma iniciaram em 2015, dando sequência a experiência exitosa pioneira no Brasil.
Até o final de 2018, 61 agricultores foram beneficiados pelo Crédito Fundiário, possuindo diploma de nível superior e tendo projetos profissionais e de vida elaborados e implantados nas unidades de produção adquiridas através desse crédito, sendo esses viabilizados em 26 municípios das regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Região Celeiro.
Fonte: URI/FW