Geral
Publicado em 12/11/2018 às 17:11
Instabilidade avança e pode provocar temporais em parte do RS
Sala de Situação da Sema emitiu boletim de alerta para fortes chuvas e temporais
Boletim meteorológico alerta para a possibilidade de altos volumes de chuva, fortes rajadas de vento e granizo no Rio Grande do Sul entre terça-feira, 13 de novembro, e quarta-feira, 14 de novembro.
Áreas de instabilidade que atuam na Argentina devem começar a avançar ainda nesta segunda-feira, 12 de novembro, pelas fronteiras do Estado. As informações são da Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Nesta terça-feira, 13 de novembro, a instabilidade avança ao longo do dia e pode provocar chuvas fortes e temporais isolados desde o Oeste/Noroeste até parte do Centro e Sul. Depois, seguem avançando rumo à Capital e ao Norte. Na quarta-feira, 14 de novembro, as chuvas fortes devem se concentrar na Metade Norte.
O padrão irregular das precipitações não gera problemas de déficit hídrico em nenhuma região porque as chuvas atingem os pontos em momentos distintos. O comportamento das temperaturas está dentro do esperado, com grande amplitude térmica - compatível com a época do ano - e agora com padrões de tarde mais quentes típicas da estação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para risco de temporal no RS. De acordo com o aviso, entre as 6 horas desta terça-feira, 13 de novembro, e às 23h59 de quarta-feira, 14 de novembro, pode haver chuva intensa com precipitação de 30 milímetros a 50 milímetros por dia e ventos de até 60 quilômetros por hora. Há ainda risco de queda de granizo, estragos em plantações, quedas de galhos e árvores e alagamentos.
Fonte: Governo RS e Coordenadoria Regional da Defesa Civil