Segurança
Atualizado em 18/10/2024 às 18:12
Investigação da PC identifica pelo menos 40 criminosos atuando de forma empresarial
A suspeita é de envolvimento em tráfico de drogas e armas, crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em diversas regiões do RS
Na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas de Santa Maria (Draco-SM), deflagrou a Operação Dinastia, em diversas cidades do interior, litoral norte e na região do Vale dos Sinos. Ao todo, 340 policiais civis cumpriram 180 ordens judiciais.
Até o momento, 40 pessoas foram presas e 18 carros e oito armas apreendidos.
A ação tem o objetivo de combater os crimes de organização criminosa, tráfico de entorpecentes e armas, crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro.
A operação da Draco de Santa Maria, sob coordenação do Delegado André Diefenbach é o resultado de um trabalho investigativo que se iniciou em Outubro de 2023. No período, apurou-se que os investigados integram uma organização criminosa, voltada à prática de múltiplas infrações penais, dentre elas tráfico de drogas e armas até crimes cibernéticos e, especialmente, lavagem de capitais.
Durante a investigação, foi possível identificar, 40 criminosos estruturados de forma empresarial. Além disso, constatou-se movimentação de, aproximadamente, R$ 20.000,00 (vinte milhões de reais) relacionada a operadores financeiros.
As medidas cautelares estão sendo cumpridas em: Alegrete, Carazinho, Cruz Alta, São Borja, Vera Cruz, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Dois Irmãos, Estância Velha, Nova Hartz, Parobé, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Santa Maria no Rio Grande do Sul e em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
*Com informações PC