Geral
Atualizado em 10/10/2023 às 11:35
Iraí decreta situação de emergência após cheia no rio Uruguai e famílias desalojadas
A Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios
Em razão dos transtrornos enfrentados nos últimos dias por conta da enchente que atingiu alguns pontos da cidade de Iraí, o município decretou situação de emergência nesta segunda-feira, 9 de outubro. De acordo com a Administração Municipal, com a decretação de situação de emergência, existe a possibilidade de obter auxílio junto as esferas estadual e federal para ajudar com mais eficácia as famílias atingidas.
No final de semana a Defesa Civil do município auxiliou na retirada de cerca de 100 famílias de suas residências que haviam sido atingidas pela enxurrada. Uma família foi deslocada para um local público e as demais para casas de parentes, vizinhos ou amigos.
A coordenadora da Defesa Civil municipal e secretária de Assistência Social, Roselei Gheno, diz que a situação é monitorada constantemente, sendo que, no momento o nível das águas encontra-se estável. “Estamos atentos a qualquer alteração. Destacamos ainda, o apoio dos funcionários da Prefeitura Municipal e voluntários na remoção das famílias atingidas”, ressalta a coordenadora.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações de materiais de higiene e limpeza, roupas, alimentos não perecíveis, móveis e utensílios.
Alerta segue para os próximos dias
De acordo com a MetSul Meteorologia, na Região Sul, segue o alerta. Os dados indicam muita chuva entre parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre quarta-feira e quinta com rios ainda altos e elevado risco de deslizamento por solo saturado. Os acumulados entre os dois dias podem passar de 100 mm em algumas localidades. Nos próximos dez dias, os mais altos acumulados devem ocorrer entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná.