Arquivo
Atualizado em 26/09/2017 às 15:11
Iraí - Professores manifestam na BR386
Por volta das 8h30min desta terça-feira, 26, manifestantes iniciaram um bloqueio no quilômetro 1 da BR-386, em Iraí. Professores e indígenas se uniram pelas reinvindicações voltadas à área da educação. Até a primeira liberação da rodovia, que ocorreu por volta das 9h30min de forma parcial, cerca de 2,5 quilômetros de fila de veículos se formaram. Após a passagem destes, a via foi novamente bloqueada, sendo liberada por volta das 11 horas. O trânsito deve seguir até às 13 horas, quando os manifestantes devem voltar a trancar a rodovia.
No local, foi realizada a assembleia geral e uma manifestação dos indígenas. O ato contou com a presença de cerca de 150 pessoas. De acordo com a diretora do 26 Núcleo do Cpers/Sindicato, Maria Cleni da Silva, os 17 municípios que fazem parte do núcleo estiveram representados na manifestação.
A greve da rede estadual de ensino foi deflagrada no início deste mês. A categoria se manifesta de forma contrária ao parcelamento de salários e a alguns projetos da assembleia legislativa que preveem, entre outras coisas, alterações na aposentadoria dos servidores, mudança nas datas da folha de pagamento, autorização de parcelamento do 13º salário em até 24 vezes, extinção da licença-prêmio e dos adicionais por tempo de serviço, e fim da cedência de servidores para o Cpers/Sindicato.
Agenda de manifestações desta semana
Nesta quarta-feira, 27, haverá um ato em apoio a greve promovido pelos cursos de licenciatura da URI/FW, na sede da universidade, a partir das 19h30min. Na quinta-feira, 28, haverá um ato público em Rodeio Bonito pela parte da manhã. À tarde, às 14 horas, haverá uma manifestação em Palmitinho, com a participação de representantes dos municípios de Vista Alegre, Taquaruçu do Sul e Pinheirinho do Vale. Na sexta-feira, 29, representantes da região estarão presentes na assembleia geral em Porto Alegre. Ainda nesta data, a partir das 14 horas, será feito um ato no IFFar-FW, com entrega de ofícios aos deputados presentes.
O Alto Uruguai/Daiane Binello e Tamires Matté
Jornalismo Grupo Chiru Comunicações