Geral
Atualizado em 09/04/2024 às 16:47
Iraiense participa do The Wall no Domingão com Huck
Adriana Teles faz parte do projeto Se Mexe TX e juntas ela e a idealizadora do projeto Liège conseguiram quase R$ 20 mil para a ação
No último domingo, 7 de abril, a atleta transplantada, natural de Iraí, Adriana Telles participou do quadro The Wall, do Programa Domingão com Huck, da Rede Globo, juntamente com sua amiga, atleta e parceira no projeto “Se mexe TX”, Liège Gauterio, que é a idealizadora da ação, criada com o objetivo de incentivar transplantados a praticarem atividades físicas.
Liège Gautério é transplantada de pulmão e Adriana Telles de rim, de acordo com relatos das atletas, no programa global, se conheceram quando Adriana se recuperava da cirurgia e sentia falta de praticar atividades físicas, assim começou a amizade que além de auxiliar na saúde delas, tem um propósito maior que é de dar visibilidade à causa da doação de órgãos e tentar desmistificar alguns tabus, como o fato de que podem se exercitar e até ser atletas.
O principal objetivo da participação delas no programa é manter o “Se mexe TX kids”, versão infantil do programa de atividades físicas, que busca auxiliar crianças e adolescentes na recuperação após o transplante e, também, caso o recurso conquistado fosse suficiente, auxiliar os diversos transplantados que fazem parte do grupo a participarem de competições, como atletas profissionais. Liège é atleta transplantada, bicampeã Mundial e trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro feminina do Brasil para transplantados.
Ao final do Programa elas conquistaram R$ 19,999 mil para serem aplicados nos projetos do Se mexe TX. Nas redes sociais do programa @semexetx elas agradeceram a torcida e reafirmam que o maior propósito de dar visibilidade à causa da doação de órgãos foi cumprido. “Acredito que tenhamos cumprido a missão e sentimos que pudemos ser voz para tantas pessoas que aguardam por um SIM”. Obrigada a todos os que lutam pela doação de órgãos”.
Sobre o projeto
O projeto Se Mexe TX, é realizado em Porto Alegre, onde as duas residem e tem o objetivo de incentivar a atividade física de pessoas transplantadas. Elas explicam que TX é a sigla de transplante então o projeto faz referência exatamente ao que diz seu próprio nome, para que os transplantados se exercitem.