Geral
Publicado em 03/07/2024 às 14:36
Julho terá sequência de dias chuvosos no RS
A previsão de instabilidade segue até o início da semana que vem
O estado do Rio Grande do Sul ingressa a partir desta quarta-feira, 3 de julho, em um período de instabilidades que trará para o estado dias seguidos com muita chuva. O meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, aponta precipitação ao menos em parte do território gaúcho até o início da segunda semana do mês de julho.
A MetSul reitera que os volumes de chuva indicados para estes dias não serão volumosos e não trazem preocupação para possíveis enchentes. Regiões do Centro e Nordeste gaúcho podem ter marcas acima de 50 milímetros.
Mudança no tempo
A chegada da chuva no estado occorre devido ao ar quentes em altitude que irá encontrar ar mais frio ao Sul do estado, formando nuvens e trazendo possível instabilidade.
A partir desta quinta-feira, 4 de julho, o território gaúcho passará por uma transição entre ar mais frio e ar mais frio ao Sul e ar mais quente ao Norte, provocando enorme diferença nas temperaturas.
Segundo a MetSul, nesta quarta-feira, a chuva chegará na faixa central do estado, e pode ocorrer chuva em alguns ponto da metdade Norte do estado.
Na quinta-feira, o tempo segue instável em torno da faixa central do estado. Já na sexta-feira, a instabilidade alcança a maioria das regiões, com exceção de localidades perto da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado.
A previsão de instabilidade deve predominar até o início da semana que vem em cidades do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, em particular entre a Serra, os Campos de Cima da Serras e o Litoral Norte.
*Com informações MetSul Meteorologia