Últimas
Atualizado em 23/11/2022 às 16:27
Justiça do Trabalho do RS deve receber mais de 300 processos por dia em 2022
Projeção foi feita pelo Presidente do Tribunal, Francisco Rossal de Araújo esteve, nessa quarta-feira (23), em Frederico Westphalen
O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Francisco Rossal de Araújo esteve, nessa quarta-feira (23), em Frederico Westphalen onde conversou com a imprensa e destacou a atuação da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. O presidente destacou que nos últimos cinco anos, após a aprovação da reforma trabalhista, o tribunal percebeu uma queda na demanda de processos.
“No primeiro ano, após a aprovação da reforma, registramos uma queda de 20% no número de processos, algo que foi aumentando ano após ano, até a chegada da pandemia”, destacou.
Em 2022 o tribunal deve chegar à marca de 120mil processos o que equivale a cerca de 300 processos por dia em todo o Estado. Antes da reforma trabalhista entrar em vigor no País, o número era pouco superior a 140 mil processos ao ano. Durante a pandemia, conforme o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho Francisco Rossal de Araújo, a vara do trabalho registrou uma queda considerável no número de processos devido ao período de distanciamento e o cancelamento dos atendimentos físicos.
Foi neste período, conforme o presidente, que o tribunal se reinventou e passou a utilizar as ferramentas remotas para o atendimento do trabalhador. “Nunca deixamos de atender o trabalhador no período”, destacou o presidente.