Agro
Publicado em 05/02/2024 às 15:28
Lançada oficialmente a 24ª Expodireto Cotrijal
O governador e outras autoridades do Estado estiveram no lançamento da feira
A 24ª Expodireto Cotrijal, foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira, 5, em evento que ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A edição de 2024 da tradicional feira de agronegócio será realizada de 4 a 8 de março, no município de Não-Me-Toque.
Focada em novas tecnologias para o agro, geração de negócios, pesquisa e serviços de campo, a edição deste ano vai contar com cerca de 500 expositores nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal e animal, agricultura familiar e meio ambiente, entre outras.
O governador Eduardo Leite esteve na apresentação da feira e destacou que o evento já está consolidado como um dos mais importantes no calendário das feiras de agronegócio no Brasil para interação dos produtores com a indústria e as novas tecnologias do setor. Além disso, ressaltou que os bancos públicos do Estado estarão disponíveis no evento para apoiar projetos e facilitar o acesso a crédito para os produtores. “Tudo isso potencializa a nossa produção no campo. Por isso, o governo do Estado se faz presente na feira, não apenas por meio das nossas instituições financeiras, mas também levando políticas públicas, entre elas a da irrigação”, disse.
Leite reforçou que o programa Supera Estiagem, lançado no ano passado, deve ter uma nova fase, a ser anunciada em breve e divulgada durante a Expodireto. Em 2023, o programa disponibilizou R$ 20 milhões do Estado para subvenção de projetos de irrigação, alavancando mais de R$ 100 milhões em investimentos e financiamentos dos produtores em iniciativas nesta área. “Vamos aumentar os recursos e valores que o Estado utiliza como subvenção para os produtores que fizerem investimentos em irrigação, incentivando e estimulando essas iniciativas que são muito importantes para a produção das nossas lavouras”, afirmou.
A Expodireto ocorre em um parque de 131 hectares. Também há espaço para a agricultura familiar e debates de interesse do setor, por meio de fóruns e palestras em dois auditórios, além de ampla programação na área internacional e na Arena Digital, espaço exclusivo para inovação e tecnologia. A organização espera superar o público do ano passado, quando mais de 320 mil pessoas visitaram a feira em cinco dias.