Geral
Atualizado em 19/01/2020 às 12:42
Lara assume o Piratini e Pretto a presidência da AL
Cerimônias de transmissão de cargos ocorrem neste domingo
O deputado estadual Edegar Pretto (PT) assume como presidente interino da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul neste domingo, 19. A posse será às 17h30 na sala da presidência, no Palácio Farroupilha, e ocorre antes do atual presidente do Legislativo, deputado Luís Augusto Lara (PTB), também assumir de forma interina o governo do Estado, no lugar do governador Eduardo Leite (PSDB).
O cargo deve ser transmitido pelo próprio governador, Eduardo Leite, em solenidade agendada para 18h30, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Após a posse, Lara deve receber jornalistas.
Pretto, que foi presidente da Casa em 2017 e hoje é integrante da Mesa Diretora, comandará o Legislativo até terça-feira (21).
Lara e Pretto assumem devido à viagem do governador Eduardo Leite para compromissos em São Paulo, e seu vice, Ranolfo Vieira Júnior, em Brasília, conforme informou a assessoria do Palácio.
Nos dias como presidente da Assembleia, Edegar Pretto priorizará o tema da seca no estado, com visita a municípios atingidos e reunião com prefeitos e agricultores.
Na terça-feira pela manhã, o presidente do Legislativo estará no Palácio Piratini com o governador Lara, em reunião com representantes da Famurs, prefeitos de municípios em situação de emergência, secretários, agricultores e entidades ligadas ao campo. A proposta é avaliar os prejuízos causados pela estiagem, considerada a mais severa desde 2012, e discutir soluções aos problemas.
De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, até o dia 17 de janeiro, 67 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à estiagem.
*Com informações Ascom/Edegar Pretto