Geral
Publicado em 14/11/2024 às 13:52
Larvas do Aedes Aegypti são encontrado durante fiscalização em Coronel Bicaco
Segundo a Vigilância Epidemiológica, foi aplicado cloro nos locais que apresentaram larvas do inseto
Durante o 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), iniciado em 29 de outubro, agentes de saúde e de endemias de Coronel Bicaco encontraram larvas do mosquito transmissor da dengue nos bairros visitados.
A definição dos bairros foi realizada por sorteio em sistema do Governo Federal. Mas também, houve fiscalização em pontos estratégicos, como borracharias, postos de combustíveis, ferros velhos e cemitério.
A Vigilância Epidemiológica informou que nos locais que apresentaram larvas, os agentes de endemias realizaram a aplicação de cloro. Após isso, os profissionais ainda orientaram os moradores quanto às formas de manter limpa a caixa de água.
Atualmente, os agentes de saúde e de endemias inspecionam as condições das piscinas existentes no perímetro urbano. Em breve, a Vigilância Epidemiológica promoverá um mutirão de limpeza abrangendo todos os bairros.
Conforme números da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), o município de Coronel Bicaco contabiliza, de janeiro até o momento, 609 notificações relacionadas à dengue, das quais, 426 houve confirmação da enfermidade. Do total de casos diagnosticados, 26 eram autóctones.
Liraa
O Liraa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida e organizada, da quantidade de motores com a presença de recipientes com larvas de Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre pelo vírus zika e febre amarela.
As ações pertinentes ao 4º Liraa do ano em Coronel Bicaco já foram encerradas e os dados enviados a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
*Com informações Ascom/Coronel Bicaco