Menu

25°

Palmitinho - RS
25° max
18° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
25° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Liberado o funcionamento de 50 garimpos em Ametista do Sul

    Posição do Ministério do Trabalho foi alterada após a comprovação de realização de cursos de atualização para o uso de explosivos

    Em decisão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi autorizado o retorno das atividades em 50 garimpos de Ametista do Sul, no norte do Estado. O texto publicado nesta quarta-feira, 22 de maio, suspende a interdição de funcionamento dada aos garimpos e os trabalhos da fábrica de explosivo. O despacho foi assinado pelo auditor fiscal do trabalho Otávio Kolowsi Rodrigues.

    A posição foi alterada após a comprovação de realização de cursos de atualização para o uso de explosivos, que ainda impediam o retorno aos locais. 

    A informação foi confirmada pela presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), Maria Antônia Cassol, na noite desta quarta-feira, 22 de maio.

    De acordo com o comunicado feito pela entidade, a notícia veio após o recebimento do despacho do auditor, marcando um momento altamente esperado por todos os associados. "A gente recebeu a notícia agora, com o resultado do despacho do auditor. Então, é muito satisfatório poder dar essa notícia tão esperada por todos," declarou a presidente.

    Leia mais:

    Em nova decisão, Ministério do Trabalho mantém interdição dos garimpos de Ametista do Sul

    Apesar da celebração, Maria Antônia alertou sobre algumas condicionantes que ainda precisam ser cumpridas, como a realização de cursos específicos. De acordo com ela, hoje, apenas 50, dos 137 garimpos, que completaram o curso blaster estão autorizados a retomar suas atividades. “À medida que os demais garimpeiros concluírem o curso, eles também serão liberados para operar”, disse.

    Além disso, a liberação está sujeita à aprovação de pólvora pela fábrica, indicando que ainda há passos a serem seguidos para a completa normalização das atividades de mineração. A fabricação da pólvora usada nos garimpos deverá ser feita pela cooperativa, acredita-se que a partir da próxima segunda dia 27.

    Maria Antônia foi eleita presidente da entidade em assembleia no último sábado, 18 de maio, e uma das missões era continuar trabalhando para a retomada das atividades dos garimpos da região que estavam interditados deste o dia 25 de julho de 2023, após uma operação do Exército prender 15 pessoas por fabricação e uso indevido de explosivos em minas de pedras preciosas de Ametista do Sul. Os detidos foram liberados após prestar esclarecimentos. Durante a operação, o Exército emitiu 24 autuações e 23 apreensões, totalizando quase uma tonelada de pólvora mecânica apreendida e destruída pelos agentes. No total, foram 985,7 quilos removidos.

    Desde então, ocorreram inúmeras tratativas para que os locais voltassem a funcionar. Na última, em abril, o MTE havia mantido a interdição por falta de treinamento e cautelas de prevenção a explosões. 

    Segundo a Coogamai, 1,3 mil garimpeiros ficaram sem trabalhar desde 25 de julho.

    *Com informações GZH e InfocoRS 

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    A Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00