Geral
Publicado em 26/03/2025 às 08:21
Ligações asfálticas da região são pauta da Amzop com secretário de estado
Secretário Juvir Costella recebeu a comitiva regional

Nesta terça-feira, 25 de março, a Diretoria da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e prefeitos da região realizaram uma importante audiência com o Secretário de Logística e Transportes do Governo do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. O encontro, que ocorreu em Porto Alegre, teve como foco a melhoria das ligações asfálticas entre os municípios que compõem a Amzop, bem como encaminhamento no que diz respeito a conclusão das obras já iniciadas e a licitação daquelas que ou estão em fase de projeto ou com previsão para obra.
O presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, esteve acompanhado de outros líderes regionais, como o presidente do Cigres e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette; o presidente do CIMAU e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Ribeiro Pinto; o vice-presidente da Amzop e prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli; o prefeito de Erval Seco, Éder Wink; o prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, entre outras lideranças da região.
Trechos prioritários
O principal destaque da audiência foi a discussão sobre a ligação asfáltica entre os municípios de Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul. Este projeto, quando concluído, promete melhorar a mobilidade na região, facilitando o acesso e promovendo o desenvolvimento econômico local. Além disso, também foram debatidas outras importantes conexões, como a estrada entre Erval Seco e Redentora, além das ligações entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul.
Na oportunidade os prefeitos destacaram a relevância dessas obras para o fortalecimento da infraestrutura da região, o que impactará positivamente o transporte de mercadorias e a qualidade de vida dos moradores.
O secretário Juvir Costella se mostrou receptivo às demandas e reforçou o compromisso do Governo do Estado em investir no aprimoramento das rodovias gaúchas, especialmente aquelas que conectam pequenos e médios municípios.
A audiência foi uma demonstração clara da união entre os municípios da AMZOP, que buscam avançar no fortalecimento de sua infraestrutura e na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado.
Região tem seis cidades sem acesso asfáltico
Além desses trechos que não são acessos asfálticos proprieamente ditos, mas ligações regionais, a região conta hoje com seis cidades com acessos asfálticos não concluidos. Novo Tiradentes e Ametista do Sul, que está em obras; São Pedro das Missões e São José das Missões que estão entre as obras previstas do governo, com projetos já concluidos; e Dois Irmãos das Missões e Engenho Velho que está ainda na fase da eleboração de projetos.