Geral
Publicado em 26/08/2018 às 09:35
Mais de 200 famílias foram atingidas por granizo e ventania no Rio Grande do Sul
Em Campo Novo cerca de 20 casas foram danificadas
Mais de 200 famílias foram atingidas pelos temporais com chuva de granizo desta sexta-feira (24) no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Neste sábado (25), moradores aproveitaram o dia ensolarado para limpar as casas e tentar reconstruir o que podiam.
Só em São Pedro das Missões, município com cerca de 2 mil habitantes, por volta de 60 casas sofreram estragos devido à chuva de granizo. As lavouras também foram atingidas. A prefeitura estima prejuízo inicial de R$ 1,5 milhão, e decretou situação de emergência.
No ponto mais alto do município, é possível perceber a quantidade de estragos. Um armazém de grãos ficou parcialmente destruído, árvores foram arrancadas, postes caíram e até uma torre de 90 metros de altura foi ao chão.
Também houve estragos nas cidades vizinhas São José das Missões, Campo Novo e Novo Barreiro. Coronel Bicaco deve decretar situação de emergência na semana que vem.
A chuva e a queda de granizo vieram acompanhadas de ventania. Na sexta-feira, na Serra, as rajadas passaram dos 80 km/h, em Bento Gonçalves. Neste sábado, em Santa Vitória do Palmar, no Sul do estado, o vento chegou a 85,7 km/h.
Temporal de sexta
Na sexta-feira, em Campo Novo a queda de granizo teve início por volta das 14h, e cerca de 20 casas foram danificadas. A prefeitura e entidades sociais prestaram atendimento a moradores.
No mesmo horário, também choveu granizo em Coronel Bicaco. O fenômeno durou cerca de cinco minutos, e as pedras de gelo se acumularam sobre as calçadas da cidade. Os estragos ainda são avaliados.
Em Erechim, o temporal chegou por volta das 16h. Os bombeiros receberam chamados sobre quedas de galhos de árvores e de fios elétricos em alguns locais.
Fonte: G1RS