Últimas
Publicado em 19/01/2022 às 16:20
Mais de 300 municípios do RS decretam situação de emergência
Todos os municípios da zona da produção - AMZOP - encaminharam seus pedidos à Defesa Civil Estadual
Mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul enviaram à Defesa Civil do Estado os documentos decretando situação de emergência devido à estiagem e a as constantes perdas no setor primário. Na região da zona da produção – AMZOP – todos os 43 municípios executaram seus decretos na esperança de conseguirem ajudas dos Governos Estadual e Federal.
No último levantamento feito pela EMATER, na primeira semana do ano, na região do Alto Uruguai, o prejuízo causado pela estiagem ultrapassava R$1,3Bi.
Em entrevista ao Grupo Chiru, a Secretária de Agricultura do Rio Grande do Sul Silvana Covatti disse que 123 cidades já tiveram os seus decretos homologados e estão prontos para serem atendidos. Silvana comentou que o Estado, através do programa Avançar vai distribuir recursos em forma de convênio com os municípios para a construção de micro açudes e a abertura de novos poços artesianos. “Precisamos e vamos dar o respaldo necessário para os municípios atingidos pela estiagem, porém, precisamos vencer trâmites burocráticos para que isso se efetive”, comentou a secretária.
Ela relatou que já autorizou a abertura de uma licitação para contratação de empresa especializada na abertura de poços artesianos e destacou que as máquinas do Estado não param de trabalhar na tentativa de levar um maior conforto às famílias prejudicadas com a falta d’água.
Silvana Covatti comentou ainda sobre a necessidade dos municípios e agricultores se prepararem para esses períodos mais secos que são cada vez mais constantes. “Precisamos ter uma cultura de armazenar água, a chuva cai e vai embora e nessa época acaba faltando”, pontuou. "Existem tecnologias fáceis de desenvolver e que ajudam muito nesses momentos de maiores dificuldades", finalizou a secretária Silvana