Agro
Publicado em 23/08/2018 às 17:00
Mais de cem suinocultores participam do Painel da Sustentabilidade
Evento debateu gestão de água e dejetos na suinocultura
Mais de cem suinocultores de Palmitinho participaram nesta quinta-feira, 23 de agosto, do Painel da Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar. O evento que teve como tema “Gestão de água e dejetos na suinocultura” foi realizado no Salão de Eventos do Hotel Duarte.
O Painel da Sustentabilidade foi dividido em quatro momentos, quando foram abordados assuntos técnicos relacionados ao uso racional da água e dos dejetos da suinocultura na propriedade rural.
O evento foi aberto com explanação do engenheiro ambiental e sanitarista Jean Candaten, que apresentou o “Diagnóstico da suinocultura em Palmitinho”. Na sequência, Carlos Olczevski, da Emater/RS-Ascar falou sobre a “Gestão da água e aplicação de dejetos em área agrícola”.
“Crimes ambientais relacionados a atividade suinícola” foi o tema abordado pela representante da Patram, Juliana Lahr. E encerrando a programação Elenir Lineaur da Fepam e Jean Candaten destacaram os procedimentos para o “Licenciamento Ambiental na suinocultura”.
DADOS APRESENTADOS
Dados apresentados no Painel da Sustentabilidade dão conta que a geração de dejetos suínos em Palmitinho é estimada em 294.191 metros cúbicos ao ano. Com aplicação média de 60 metros cúbicos por hectare ao ano seriam necessários 4.902 hectares de área para utilizar esta demanda de dejetos.
No entanto, o município possui 6,5 mil hectares de área agricultável das quais uma parcela não é mecanizável e outra parcela não se aplica dejetos. Estas informações instigaram a realização do evento para que a médio e longo prazo a suinocultura no município, seja ambientalmente sustentável.
Atualmente, 73,5% dos suinocultores já usam os dejetos com frequência mensal para a adubação de culturas.