Geral
Publicado em 05/11/2019 às 14:40
Mais um passo para a construção da ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga
Federalização da RS-163 também deve ser efetivada em 2020
O presidente da Associação de Munícipios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul (Amuceleiro) e prefeito de Inhacorá, Everaldo Rolim, esteve reunido com o ministro de infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para apresentar os dados econômicos da região e viabilizar o processo da construção da ponte que liga o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pelos munícipios de Barra do Guarita e Itapiranga, na última quarta-feira, 30 de outubro. Participaram da reunião os prefeitos de Tenente Portela, Clairton Carboni, Barra do Guarita, Rodrigo Tisott, e Itapiranga, Jorge Welter, além dos senadores, Luiz Carlos Heinze e Dário Berger.
A principal demanda apresentada ao ministro foi a construção da ponte que liga os dois estados e a federalização da RS-163, no trecho de 68 quilômetros entre os municípios de Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), e no trecho de 25 quilômetros na RS-163, no RS, estes são os dois últimos trechos ainda não federalizados da BR-163 que liga as cidades de Tenente Portela (RS) a Santarém (PA).
-Quando fizemos o pedido ao ministro, ele nos deu o aval positivo que irá iniciar a federalização da rodovia via Brasília, e o que mais nos surpreendeu foi a afirmação que o próprio Tarcísio irá iniciar o projeto para a construção da ponte-, destacou Everaldo ao Programa Comando Regional da AM 1380.
Das etapas de construção está a elaborações de um estudo sobre a construção da obra sobre o Rio Uruguai, “fizemos uma parceria com a Unijuí para que ela faça a elaboração do estudo técnico e ambiental da região, essa parceria possibilita a diminuir os custos e agregar qualidade no trabalho”, disse o presidente.
-Não é só a região que ganha com a construção da ponte, mas sim todo o país. Temos a força das bancadas de dois Estados para lutar por isso, é uma demanda antiga da comunidade e iremos conquistar, pois ela irá alavancar a área econômica e o turismo na região, afirma Everaldo.
Conforme o prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, o Ministro Tarcísio acenou positivamente para que se dê o início do projeto da construção da ponte já em 2020.
Confira a entrevista completa: