Geral
Publicado em 18/01/2020 às 11:28
Medicamentos especiais: Estado e Famurs buscam diminuir burocracias
Famurs deverá ouvir os municípios nos próximos dias
O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e a vice-presidente da entidade e prefeita de Cristal, Fábia Richter, participaram de uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, para tratar sobre a possibilidade de construção conjunta de uma nova forma de realizar a entrega de medicamentos especiais, sob responsabilidade de compra do estado, para os municípios.
Uma proposta foi apresentada pela secretária que destacou, ser este, um projeto estruturante do governo, que está em fase de elaboração e é vinculado à Secretaria da Fazenda. “A logística de entrega precisa mudar, precisamos de agilidade”, compartilhou Arita.
A vice-presidente da Famurs, Fábia, pontuou a necessidade de encurtar a distância e a burocracia desde a compra do medicamento, realizado pelo estado, até a entrega ao cidadão, além de buscar melhorar as condições de segurança no transporte dos insumos.
Atualmente, cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é responsável por buscar em Porto Alegre os medicamentos dos municípios de sua abrangência, e, posteriormente, cada município os buscam na respectiva coordenadoria.
Em parceria com a Famurs, o objetivo, agora, é realizar um levantamento para ver qual local cada município considera adequado para entrega. A pesquisa será realizada pela equipe técnica da Famurs e encaminhada ao governo do Estado para dar prosseguimento a esse projeto que busca desburocratizar o acesso da comunidade aos medicamentos.
*Com informações Famurs