Geral
Atualizado em 19/03/2020 às 17:09
Menegat decreta situação de emergência em Taquaruçu do Sul
Medida passa valer a partir desta sexta-feira, 20 de março, visando combater o avanço do coronavírus
O prefeito de Taquaruçu do Sul, Valmir Luiz Menegat, decretou nesta quinta-feira, 19 de março, situação de emergência em todo o território do município para prevenir o avanço do coronavírus – Covid-19).
A partir desta sexta-feira, 20 de março, os funcionários da prefeitura irão trabalhar em regime de escala – tendo apenas um servidor por setor – ou desempenhando suas atribuições em domicílio - em modalidade excepcional de trabalho remoto ou home office.
Funcionários com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças, agentes comunitários e agentes do Primeira Infância Melhor (PIM) estão dispensados. As medidas são válidas por 15 dias – de 20 de março a 3 de abril de 2020 -, porém, caso seja necessário, este prazo poderá ser ampliado.
COMO FICA O COMÉRCIO?
O comércio de Taquaruçu do Sul estará aberto, mas deverá seguir algumas recomendações. Os estabelecimentos deverão ser higienizados em um intervalo de três horas, reduzir o número de funcionários e limitar a entrada de clientes, evitando assim, a aglomeração de pessoas. Já as academias estarão fechadas.
AULAS, ENCONTROS DOS GRUPOS E FESTAS NAS COMUNIDADES ESTÃO SUSPENSOS
As escolas Afonso Balestrin (municipal), José Zanatta (estadual) e Pedacinho do Céu (creche) suspenderam as aulas por 15 dias. Durante este período, não haverá transporte escolar.
Os grupos que integram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estão com as atividades paralisadas.
As festas nas comunidades também estão suspensas até o fim deste decreto, sob responsabilidade de seus organizadores.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
De 23 de março a 15 de abril, inicia a primeira fase da campanha de vacinação, que visa imunizar pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde.
Na segunda fase, a meta é vacinar professores, profissionais da segurança e doentes crônicos – estes deverão apresentar documento comprovando.
Na terceira etapa, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mulheres que deram à luz em até 45 dias do prazo do início da imunização.
As vacinas serão aplicadas na capela do Hospital São Roque. Em caso de sintomas, está sendo disponibilizada uma equipe e será decidido se os médicos irão até a residência ou se deslocar ao Hospital São Roque. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3739-1035.
O expediente na prefeitura será apenas para serviços internos ou demandas de urgência. Não serão realizados atendimentos presenciais à comunidade durante a validade deste decreto.
Os munícipes podem obter mais informações através do telefone 3739-1079 ou no site da prefeitura - www.taquarucudosul.com.br.
As medidas previstas no Decreto Municipal 15 de 17 de março de 2020, poderão ser reavaliadas a qualquer momento, acrescendo-se outras, dependendo da fase epidemiológica do contágio ou a evolução dos casos no município e região.
* Diego Macagnan Ferreira/Ascom Prefeitura de Taquaruçu do Sul