Geral
Atualizado em 13/12/2019 às 15:26
Meu Tambo, Meu Futuro capacita famílias a aumentar rendimento na bacia leiteira
Projeto foi uma parceria do Sicredi, Cotrifred e Uri que envolveu 120 família de oito municípios
Entre as atividades da 1°Feira em Campo da Cotrifred foi o encerramento do projeto Meu Tambo, Meu Futuro, uma parceria entre Cotrifred, Sicredi e Uri. O projeto teve início em novembro de 2018, beneficiou 120 propriedades atendidas, 360 agricultores, em 8 municípios de atuação da Cotrifred sendo eles, Iraí, Caiçara, Vicente Dutra, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho e Pinheirinho do Vale.
O projeto prestou acompanhamento técnico e capacitação para unidades de produção familiar (UPFs) visando: melhorar a eficiência da atividade leiteria, fortalecer a organização dos agricultores familiares na cadeia produtiva e melhorar as condições de trabalho e renda do produtor rural.
-A ideia é somar o conhecimento do produtor com os conhecimentos técnicos, foi um projeto fantástico, levamos informações aos produtores, independente deles entregarem para cooperativa ou não, mas sim, agregar mais valor na atividade, procurando mostrar técnica novas somadas ao conhecimento dos produtores, destacou o presidente da Cotrifred, Elio Pacheco.
Segundo o presidente, a ideia surgiu para fortalecer a cadeia do leite na região, “o projeto surgiu diante da necessidade que temos de alavancar a bacia leiteira, em função da nossa indústria, já estávamos trabalhando esse projeto e cadastramos esse projeto no Sicredi, tendo em vista, que o Sicredi tem aportes financeiros com ações de desenvolvimento regional”, afirmou Pacheco.
Durante o projeto 4 Assistentes Técnicos fizeram acompanhamento mensal, e também realizam oficinas temáticas (cooperativismo e associativismo; gestão da propriedade e sucessão rural; manejo e fertilidade do solo; forragicultura; nutrição animal; manejo da terneira, novilha, vacas secas e em lactação; manejo da ordenha e sanidade; composição e qualidade do leite; reprodução e melhoramento genético).
Durante o encerramento do projeto aconteceu uma palestra com Herton de Souza de Lima, supervisor do Senar, sobre “Leite: intensidade x satisfação”, e um almoço aos produtores que participaram do projeto.