Arquivo
Atualizado em 21/10/2015 às 15:41
Ministério da Integração Nacional deve repassar recursos para áreas atingidas por enchente no Rio Grande do Sul
O ministro interino do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, e o secretário nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, garantiram, nesta terça-feira, 20, em Brasília, ajuda para os municípios gaúchos atingidos pela enchente e temporais de granizo. Conforme dados atualizados da Defesa Civil Estadual, ao todo, 116 municípios foram atingidos nas últimas semanas.
O deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), que participou da audiência, sugeriu que se priorizasse a ajuda humanitária às famílias que estão desabrigadas ou desalojadas. “Na terça-feira, 27, nos reuniremos novamente com o Ministério da Integração Nacional e Defesa Civil do RS para discutirmos os recursos para recuperação de estradas e rodovias,” explicou o parlamentar.
De acordo com o ministro interino do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, o governo federal já enviou cerca de 20 mil kits para o Estado, com materiais de higiene, limpeza, colchões, cobertores e travesseiros, e liberou recursos para aquisição de telhas e lonas. Para Rio Pardo, um dos municípios mais afetados, o secretário da Defesa Civil garantiu que serão repassados R$ 432,2 mil para a compra de telhas.
Segundo o Sub-Chefe da Defesa Civil Estadual, Coronel Alexandre Martins de Lima, até o momento, 36 cidades gaúchas foram incluídos no Decreto Coletivo de Situação de Emergência do Governo do Estado. “No entanto, a chuva não tem dado trégua, na noite desta quarta-feira, 21, um temporal de granizo atingiu mais 10 cidades. Nós estamos focados na ajuda humanitária, com distribuição de kits e assessorando no preenchimento das formalidades para que os municípios possam decretar situação de emergência e dessa forma, receber os recursos do governo federal o mais rápido possível,” explicou o coronel Martins.
Além do deputado Marcon, participaram do encontro no Ministério da Integração Nacional os senadores Lasier Martins (PDT) e Ana Amélia Lemos (PP) e os deputados federais Giovani Cherini (PDT), Carlos Gomes (PRB), Mauro Pereira (PMDB), José Stédile (PSB), Heitor Schuch (PSB) e Afonso Hahn (PP). O chefe do Escritório da Representação do RS em Brasília, Otaviano Fonseca, também acompanhou a reunião.
Ascom Dep. Marcon
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações