Geral
Atualizado em 30/03/2020 às 14:37
Ministério da Saúde recomenda evitar levar crianças em locais de vacinação
A orientação é que vacinas de rotina de crianças sejam suspensas até 15 de abril
O Ministério da Saúde alertou aos pais e responsáveis que não levem crianças aos locais de vacinação da campanha da gripe. A orientação que até 15 de abril sejam suspensas as vacinas de rotina de crianças, foi emitida no Twitter, nesta segunda-feira, 30 de março.
Segundo o Ministério da Saúde durante a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde recomendou aos Estados e Municípios que seja adiada a vacinação de rotina, principalmente das crianças. Assim, até o dia 15 de abril, a população deve aguardar a conclusão desta fase para que possa voltar aos postos de saúde para se vacinar. A medida preventiva objetiva reduzir o contato dos idosos e crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias.
Assim, a recomendação é que pais e responsáveis por crianças aguardem o término desta fase e, a partir do dia 16 de abril, voltem às unidades de saúde para realizar a vacinação de rotina. Esta medida, se estende também para população adulta, contemplada no calendário nacional de vacinação. Contudo, para Estados com circulação ativa do vírus de sarampo e febre amarela, é recomendada a continuidade da vacinação para as duas doenças, e que estas estratégias ocorram de forma planejada afim de evitar concentração de pessoas.