Geral
Publicado em 25/01/2019 às 15:14
Mobilização que busca reativar Aduana de Porto Soberbo ganha força na região Celeiro
Reunião realizada na quinta-feira, 24 de janeiro, definiu próximo passo da iniciativa
Uma reunião, realizada na quinta-feira, 24 de janeiro, deu impulso à mobilização que busca a reativação dos serviços na Aduana de Porto Soberbo, na divisa de Tiradentes do Sul com a Argentina.
Através de uma proposta do deputado estadual, Eduardo Loureiro (PDT), o assunto também já foi tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa em 2018.
O encontro desta quinta-feira, 24 de janeiro, foi coordenado pelo vice-presidente do Consórcio Rota Yucumã, Edison Arnt e teve ainda a presença do cônsul argentino em Uruguaiana, Ricardo Alberto Di Lelle.
Como próximo passo na busca pela reativação do serviço ficou decidido marcar uma audiência com o ministro-chefe da Casa da Civil, Onyx Lorenzoni, com objetivo de sensibilizar o governo federal da importância que pleito representa para a Região Celeiro.
A luta dos municípios que compõem o Consórcio Rota Turística do Yucumã vem desde 2013, quando o posto aduaneiro foi fechado. Desde então, não há qualquer controle alfandegário no lado brasileiro, prejudicando os turistas argentinos interessados em visitar os atrativos da região, como o Salto do Yucumã, já que estes visitantes permanecem no Brasil em situação irregular.
Além da falta de controle, há relatos que a ausência de fiscalização fez aumentar o contrabando e o tráfico de drogas e armas naquela parte da fronteira.
No lado argentino, entretanto, existe um posto de aduana funcionando para registrar a entrada de estrangeiros. Por isso, autoridades do país vizinho como Di Lelle, apoiam a iniciativa.
Vereadores, prefeitos e lideranças empresarias, principalmente empreendedores que atuam na área do turismo, participaram da reunião, que foi um desdobramento da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, quando surgiu a proposição de uma aduana integrada entre os dois países.