Menu

20°

Palmitinho - RS
37° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
37° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Morador de Coronel Bicaco morre após ser picado por Jararaca

    Ele chegou a ficar 15 internado, mas teve uma parada cardíaca e acabou vindo a óbito

    Três moradores de Coronel Bicaco foram picados por cobras venenosas de dezembro até a ultima semana de janeiro, um deles, José Almeida Briato, 70 anos que acabou falecendo.

    De acordo com o secretário municipal de saúde, José Nilton Sallet, o homem foi picado por uma Jararaca enquanto trabalhava na horta, bem próximo a sua residência. “Ele morava no interior mas logo veio para a unidade de saúde, de imediato o encaminhamos par ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, nossa referencia em saúde, para aplicação do soro antiofídico onde ficou internado por cerca de 15 dias até ter uma parada cardíaca, daí foi transferido para Rosário do Sul, mas não resistiu. Tudo indica que a parada se deu por causa do veneno no organismo”, contou.

    Além dos três casos, pelo menos outros 10 registros de animais encontrados na área urbana e próximo as propriedades rurais, ou seja, fora de seu habitat natural, foram feitos no município durante o período de pouco mais de um mês o que levou a secretaria a intensificar campanhas junto à comunidade.

    – É preciso que todos limpem seus terrenos baldios e o espaço próximo das residências porque uma das consequências das altas temperaturas é o deslocamento desses animais em busca de alimento. Além do uso de equipamentos de proteção como as botas de cano alto que podem evitar acidentes – reforçou Sallet.

    De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes com animais peçonhentos sempre aumentam no verão e os com as espécies de jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca e comboia são as que causam a maioria dos acidente com cobras no Brasil, com 29 espécies presente em todo o território nacional, encontradas em ambientes diversos, desde beiras de rios e igarapés, áreas litorâneas e úmidas, agrícolas e periurbanas, cerrados, e áreas abertas.

    Como prevenir acidentes

    • O uso de botas de cano alto ou perneira de couro, botinas e sapatos pode evitar cerca de 80% dos acidentes;
    • Usar luvas de aparas de couro para manipular folhas secas, montes de lixo, lenha, palhas, etc. Não colocar as mãos em buracos. Cerca de 15% das picadas atingem mãos ou antebraços;
    • Cobras se abrigam em locais quentes, escuros e úmidos. Cuidado ao mexer em pilhas de lenha, palhadas de feijão, milho ou cana. Cuidado ao revirar cupinzeiros;
    • Onde há rato, há cobra. Limpar paióis e terreiros, não deixar lixo acumulado. Fechar buracos de muros e frestas de portas;
    • Evitar acúmulo de lixo ou entulho, de pedras, tijolos, telhas e madeiras, bem como não deixar mato alto ao redor das casas. Isso atrai e serve de abrigo para pequenos animais, que servem de alimentos às serpentes.

    O que fazer em caso de acidente

    Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;

    Manter o paciente deitado;

    Manter o paciente hidratado;

    Procurar o serviço médico mais próximo;

    Se possível, levar o animal para identificação.

    O que NÃO fazer em caso de acidente

    Não fazer torniquete ou garrote;

    Não cortar o local da picada;

    Não perfurar ao redor do local da picada;

    Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes;

    Não correr para evitar que o sangue circule rapidamente no organismo;

    Não beber bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos.

    Tratamento

    O tratamento é feito com o soro específico para cada tipo de envenenamento. Os soros antiofídicos específicos são o único tratamento eficaz e, quando indicados, devem ser administrados em ambiente hospitalar e sob supervisão médica.

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicacho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00