Geral
Atualizado hoje às 08:35
Morre o ex-governador do RS Alceu Collares
Único negro a comandar o Estado, ele estava internado em Porto Alegre desde o dia 16 de outubro, por conta de uma pneumonia
O ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu de Deus Collares, morreu na madrugada desta terça-feira, 24 de dezembro, aos 97 anos. Collares estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 16 de outubro, em função do agravamento decorrente de uma pneumonia. O óbito foi confirmado às 2h40min e, segundo boletim médico, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
O ex-governador enfrentava problemas de saúde há oito anos, quando foi diagnosticado com efisema pulomar. Ele deixa sua esposa, Neuza Canabarro, os filhos Antônio e Adriana, além da enteada Celina Carvalho.
Primeiro e único governador negro do RS
Alceu Collares deixa um legado político marcado pela autenticidade e pela quebra de barreiras históricas. Primeiro e único governador negro na história do RS, com mandato exercido entre 1991 e 1995, ele teve uma carreira destacada na política.
Nasceu em Bagé em 1927. Formado em Direito, ingressou no PTB, e em 1964 elegeu-se pela primeira vez vereador em Porto Alegre. Foi deputado federal de 1971 a 1983, inicialmente pelo MDB e depois pelo PDT. Primeiro prefeito de Porto Alegre eleito pelo voto direto depois da redemocratização, governou a cidade entre 1986 e 1988. Foi o primeiro governador negro do Estado.
*Com informações do Palácio Piratini e do portal Terra