Menu

27°

Palmitinho - RS
28° max
17° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
28° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • MP ajuíza ação cautelar contra perfis fakes que pedem dinheiro a desabrigados

    Perfis fakes usam a mesma identidade visual das páginas e perfis do governo gaúcho para "pedir" ajuda

    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS), por meio da promotora de Justiça Maristela Schneider, ajuizou no domingo, 5 de maio, ação cautelar para que duas empresas de mídia social impeçam ou removam perfis fakes que pedem dinheiro para atingidos por enchentes no Estado.

    Nos últimos dias, várias contas falsas foram identificadas pela instituição cometendo este crime. Também consta na ação aplicação de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento após notificação. "O MP tão logo identificou esses perfis falsos, entrou com ação e vai tomar as providências criminais e essas pessoas serão responsabilizadas", comentou a promotora.

    A promotora Maristela Schneider destaca que o Rio Grande do Sul passa pela maior tragédia climática de sua história, com mortos, desaparecidos e milhares de desabrigados, além de danos em vários municípios. Segundo a promotora, são perfis fakes que usam a mesma identidade visual das páginas e perfis do governo gaúcho, mas com PIX direcionados a contas particulares.

    Como ajudar sem cair no golpe

    O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.

    Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.

    A orientação é que as pessoas  busquem os canais oficiais, e entidade conhecidas, doações para pessoa física, somente se forem conhecidos. 

    *Com informações MP/RS 

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sabadão 107 com Liliane Caratti 16:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    14:30 - 19:00

    FM
    107,9

    Sabadão 107

    Liliane Caratti

    16:00 - 21:00