Geral
Atualizado em 21/03/2020 às 14:09
MP divulga canal para denúncias de fake news
Orientação é válida para qualquer informação repassada que não seja verdadeira
O Ministério Público (MP) de Frederico Westphalen divulgou neste sábado, 21, uma nota à imprensa disponibilizando um canal de comunicação para denúncias de “fake news”, ou seja, notícias e informações falsas. As informações podem ser encaminhadas pelo e-mail: mpfrederico@mprs.mp.br.
Na nota o promotor João Pedro Togni salienta ainda, as penalidades da divulgação de informações não verdadeiras e as formas que a comunidade pode utilizar para se proteger. “Em caso de dúvidas, não repasse qualquer informação” reforça o promotor público.
Penalidades sujeitas
- Seis meses de reclusão por provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto;
- Improbidade administrativa;
- Crime contra honra;
- Dano moral coletivo.
Nota encaminhada pelo MP
NOTA À IMPRENSA
A divulgação de “fake news”, por redes sociais ou WhatsApp, além de atrapalhar a divulgação de informações fidedignas, configura ilícito penal previsto no artigo 41 do Decreto-lei n.º 3688/41, sendo que o autor dessa divulgação pode ser condenado a 6 (seis) meses de prisão. Ainda, pode configurar crime contra a honra.
Na esfera civil, essa divulgação falsa enseja responsabilidade por dano moral coletivo, sendo o Ministério Público um dos legitimados a ajuizar ação para buscar a condenação do autor e de quem divulgou a indenizar o dano gerado à coletividade.
Além disso, a divulgação de informações falsas configura ato de improbidade administrativa se a pessoa que divulga for servidora pública, podendo culminar, inclusive, perda do cargo público.
Vale lembrar que essas responsabilidades são cumulativas, sendo que a mesma pessoa pode ser responsabilizada criminalmente, por dano moral coletivo e pela prática de ato de improbidade administrativa.
O que fazer antes de divulgar ou compartilhar uma informação? 1) Cheque a fonte: se a informação é de algum órgão, antes de repassar consulte os canais oficiais de informação desse órgão; 2) leia a notícia completa; 3) confira a data: muitas vezes se divulga notícias passadas; e, 4) desconfie de divulgações sensacionalistas: muitas pessoas tentam se promover em períodos de crise.
O que vai ajudar no enfrentamento ao coronavírus é a divulgação de informações verdadeiras e a conscientização da população. O Poder Público está fazendo a sua parte.
A Prefeitura Municipal da sua Cidade, o HDP, o Governo do Estado tem seus canais oficiais (site e redes sociais). O Ministério Público pode ser consultado através do email mpfrederico@mprs.mp.br
Sabe de alguma fake news e do seu autor? Mande para a gente por meio desse e-mail, as providências legais serão tomadas.