Região
Publicado em 18/06/2024 às 15:58
Município de Jaboticaba alcança a segunda posição da região na Avaliação de Alfabetização do MEC
A avaliação é utilizada para medir a qualidade de educação no Brasil
O município de Jaboticaba atingiu o segundo melhor resultado da região na Avaliação de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), com 85,5 pontos e com meta de 80 pontos, onde apenas quatro municípios da região conseguiram atingir a meta.
A definição do padrão nacional de alfabetização e o estabelecimento de metas são fundamentais para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC, assim como a implementação dos sistemas estaduais de avaliação, em articulação com o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Essa iniciativa permite a divulgação, em 2024, dos primeiros resultados, alinhados nacionalmente, que indicam o percentual de estudantes alfabetizados no país e em cada rede de ensino. Diretores e coordenadores reuniram-se para avaliação dos resultados obtidos no Programa.
A Secretária de Educação Queila Ribeiro, destacou os bons resultados que o município obteve no indicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização.
– Não tenho dúvidas de que é fruto da determinação dos professores e equipe gestora, é sinal de que nossos profissionais estão trabalhando por uma educação de excelência, avançamos muito, e vamos avançar ainda mais nos próximos anos, parabéns a todos pelo compromisso e engajamento em prol da educação, fatores essenciais para que este resultado fosse possível, estamos no rumo certo –, pontuou Queila.
O indicador Criança Alfabetizada é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A lista completa de municípios com metas e resultados pode ser acessada clicando aqui.
*Com informações Ascom/Jaboticaba